Home / Eventos / Museu do Pontal *abril*

Museu do Pontal *abril*

O mês de abril no Museu do Pontal começa com uma programação recheada de contações de histórias. O tradicional Tapetes Contadores de Histórias se apresenta no dia 6, às 16h, com a sessão “Sol, chuva e tapete”. Rosana Reátegui vai narrar para os pequenos de forma poética as histórias “Como o Sol passou a brilhar no mundo”, “Jojo a Vaca” e “Paulaute o Hipopótamo”. Como recurso lúdico, os tradicionais enormes tapetes bordados que fazem a fama do grupo.
No domingo, dia 7, às 16h, o artista multilinguagens Anderson Barreto conta “Iroko e outras histórias da mata”. Segundo o povo iorubá, no começo do mundo, a primeira árvore a ser plantada foi Iroko. Guardiã dos segredos que regem o tempo, representa a ancestralidade e o futuro.  Na história, aparecem personagens como Saci, Ossain, Curupira e a grande árvore, pensando as relações de cuidado mútuo entre a humanidade e a natureza.
No fim de semana de 13 e 14 de abril, o museu do Pontal vai sediar a segunda edição do Festival das Culturas Indígenas. Com curadoria de educadores indígenas, a programação contará com oficinas, apresentações de corais, filmes, feira de artesanato e a inauguração da exposição individual da artista Carmézia Emiliano.

Classificação – Livre

Programação:
06/04 –Tapetes Contadores de Histórias – Sol, Chuva e Tapete
Sábado – 16h – A narradora Rosana Reátegui apresentará um conto sobre origens em “Como o Sol passou a brilhar no mundo” e narrativas lúdicas e poéticas em “Jojo a Vaca” e “Paulaute o Hipopótamo”. O tradicional grupo de contadores utiliza tapetes bordados que materializam as histórias e encantam os pequenos.

07/04 – Iroko e outras histórias da mata
Domingo – 16h – O artista multilinguagens Anderson Barreto conta “Iroko e outras histórias da mata”. Segundo o povo iorubá, no começo do mundo, a primeira árvore a ser plantada foi Iroko. Tudo o que pedimos, Iroko pode dar. Mas o que oferecemos em troca?

Atividades fixas:
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h 
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Em junho serão utilizados instrumentos musicais e objetos feitos de material reciclado. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.

Visita Musicada Especial – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300 – Barra da Tijuca

Sábados e domingos, horários acima
Gratuito
De 6 a 14 de abril de 2024

Veja Também

Circo Volstok – ParkShopping Campo Grande

Com atrações nacionais e internacionais, e tudo isso pelos sucessos com Tema. Magia do cinema.Uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.