Home / Aconteceu / Jornadas de Outubro 2023 – EAV Parque Lage

Jornadas de Outubro 2023 – EAV Parque Lage


Desde 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança é festejado no Brasil pontualmente, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração ao longo do mês, de 7 a 28 de outubro, com programação gratuita dedicada a crianças de todas as idades.
“Onde o tempo tá?” — tema que orienta esta edição — é uma provocação para investigar, de maneira coletiva, quais são as formas de experimentar a arte e a natureza. A proposta é refletir quais são os tempos das infâncias, compreender se o tempo pode ter um lugar e, por fim, descobrir que tipo de relações podem ser construídas entre os tempos da floresta.
A partir de oficinas, apresentações culturais – danças, cantos e performances –, intervenção artística e seminário, a Escola tenta viver vários tempos dentro do tempo com o parquinho lage, núcleo pedagógico da EAV que acontece para e com as crianças e jovens. O tema “Onde o tempo tá?” reafirma a potência revolucionária de uma escola de arte que explora a multiplicidade de práticas artísticas e modos de convivência junto à sua juventude.
As reservas para as atividades devem ser efetuadas através do formulário:
docs.google.com/forms/jornadas2023, com até 24h de antecedência (considerando a atividade escolhida). A reserva de vaga é válida até o horário de início da atividade.
A realização das Jornadas de Outubro: Onde o tempo tá? foi viabilizada pelo apoio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação completa:

07/10 (SÁBADO)
● 10h – O Caderno é a Floresta com Kammal João [Arte em Família] Neste encontro entre crianças de todas as idades, vamos nos sensibilizar na floresta, buscar ouvir que histórias ela conta ou que caminhos nos convida a fazer. Gravetos, folhas e pigmentos de terra se tornam os instrumentos de
desenho para nossas impressões. Ao final, nossos olhares são devolvidos à floresta.

● 14h – As Senhoras do Tempo apresentam: onde está o tempo? [apresentação cultural] Uma performance ao momento. Manifesto. Uma encenação que envolve sons, imagens, corpos, cantos, danças, entrelaçadas com todas as outras artes. Corre, corre, olha a hora! Sofia tem 12 horas para superar seus medos. A cada
badalada do relógio, ela passa por um desafio! Corre contra o tempo, *onde o tempo está?* precisa ganhar tempo, parar o tempo, mas o que ela quer mesmo é viver o tempo agora e para isso ela precisa da ajuda da plateia, vem com a gente viver essa aventura atemporal!
08/10 (DOMINGO)
● 10h – Quanto tempo tem um desenho? com Daniela Seixas e Deise Alcântara [oficina] Desenhar com água! Pode isso?! Brincando com a passagem do tempo, vamos usar os estados da água como material e os elementos e ambientes do Parque como suporte para criação artística. Vamos desafiar e contemplar o tempo através da beleza temporária da água. As crianças poderão experimentar os estados, velocidades e formas da água como elemento de criação e brincadeira. Com isso, oportunizamos às crianças vivenciarem a invenção pelo tempo da natureza e as possibilidades que o desenho pode ter!
● 14h – Música com Noan Moreira [apresentação cultural] Apresentação musical para crianças e famílias, com temática da cultura popular como jongo, samba de roda e ijexá.
12/10 (QUINTA)
● 10h às 16h – UNIR com Pequeno LAB [oficina] UNIR é uma intervenção artística escultórica feita para a construção coletiva. O público é convidado a brincar com diferentes formas geométricas modulares que se encaixam e configuram, a cada nova peça, múltiplas criações na área verde do parque.
14/10 (SÁBADO)
● 10h – Quanto tempo tem um livro? com Julia Saldanha [Arte em Família] O curso Livrinho de artista convida os participantes a criarem através do universo dos livros de artista. Os livros são objetos que vão além de um veículo de imagens e textos, e nos surpreendem por suas diferentes maneiras de abordá-los e senti-los. Nesse encontro destinado às crianças e suas famílias na Jornadas de outubro, vamos investigar o tempo, ou melhor, os tempos dentro dos livros. Vamos partir de algumas perguntas disparadoras: como podemos medir a passagem do tempo dentro de um livro? Como perder (ou ganhar) tempo com livros? Quais tempos aparecem dentro de um livro? Uma virada de página é uma passagem de tempos? Embarcaremos em pequenas
perguntas e juntos vamos compartilhar alguns livros feitos por artistas, pelas crianças e por educadores e convidaremos os participantes a criarem seus próprios livros. Respondendo a pergunta: quanto tempo demora para se fazer um livro?
15/10 (DOMINGO)
● 10h – Recriando cores e tapetes de sal com Deise Alcântara [oficina]] Já experimentou obter cores da floresta? Vamos criar nossos próprios Tapetes de Sal pelos caminhos do Parque Lage. Para tanto, usaremos desenhos, símbolos ou escritas que serão replicados através da técnica do stencil (utilizada desde os egípcios até os grafiteiros) usando materiais orgânicos simples que serão tingidos artesanalmente com pigmentos coloridos obtidos de plantas comuns da nossa Mata Atlântica. Inserindo, assim, marcas temporárias
pelo parque que, ao deixarem de existir, também podem transmitir mensagens sobre a natureza provisória da arte.
21/10 (SÁBADO)
● 10h – Movimento e criação com Regina Neves [Arte em Família] A proposta tem como objetivo trabalhar com os princípios fundamentais da aprendizagem da dança: experimentação e reconhecimento do corpo em movimento. Entrar junto com a criança no mundo lúdico e cheio de fantasias criado por elas, descobrindo seu potencial e compartilhando com o grupo; o que proporciona um enriquecimento da linguagem corporal e das infinitas possibilidades do corpo em movimento, individual e coletivamente. Uma aula
onde se experimenta e aprende brincando: é ginástica porque corrige, alonga e fortalece; é dança porque é vital, alegre e une o que sempre está e o novo criativamente.
24 e 25/10 (TERÇA E QUARTA)
● 10h – Onde o tempo tá? [seminário online] Seminário online com falas dos professores do parquinho lage apresentando suas propostas pedagógicas e experiências de campo relacionados à temática das jornadas de outubro. A proposta do seminário é criar um momento de reflexão para os profissionais e pessoas interessadas nas discussões sobre as infâncias e a prática em educação e arte. Participação de Robnei Bonifácio, Kammal João, Luana Vieira, Guilherme Kid e Alexis Zelensky. Transmissão ao vivo no Youtube da EAV.
28/10 (SÁBADO)
● 10h – Quando somos crianças? com Luana Vieira e Alexis Zelensky [Arte em Família] “Quando eu era criança…” repetem pequenas e grandes quando atravessam memórias de um corpo que se transformou e carrega lembranças de um tempo que passeia nas distâncias e ressoa em nós ainda presente. Neste sábado em família, convidamos crianças de todas as idades para usar uma máquina Pinhole e criar imagens a partir de memórias de momentos que observamos no passado e fazem parte do presente. Durante a atividade, o Parque Lage será o espaço que ilustra as nossas memórias e o laboratório de fotografia o lugar onde revelaremos nossas fotografias. Entre o olhar e o sentimento sobre os trânsitos no tempo da nossa vida e, o tempo de criar e revelar imagens, vamos passear por diferentes noções de tempo. Quanto tempo vivem as memórias? Quando somos crianças?

Classificação – Livre

EAV Parque Lage – Escola de Arte Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Reserva para atividades: https://docs.google.com/forms/d/e/1FA
Whatsapp: (21) 99228-7955 – Secretaria 1 | (21) 96654-3179 – Secretaria 2

Terça, quarta, quinta, sábados e domingos, horários acima
Gratuito
De 7 a 28 de outubro de 2023

Veja Também

A Caixa de Brimquedos Mágicos – Teatro Fashion Mall *10 de março*

Sinopse –  uma emocionante jornada onde brinquedos esquecidos se unem para resgatar seus amigos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.