Home / Aconteceu / Arte e Cultura dos Nativos do Brasil – Oficina de Grafismo e Brincadeiras lúdicas *11 e 26 de maio*

Arte e Cultura dos Nativos do Brasil – Oficina de Grafismo e Brincadeiras lúdicas *11 e 26 de maio*


Nos dias 11 e 26 de maio, a “A Casa de Bambas”, em Cordovil, promoverá oficinas sobre a cultura indígena da etnia Pataxó com Pacari Pataxó, que fará atividades culturais aos que desejam aprender grafismo e brincadeiras lúdicas. Os participantes aprenderão a preparar suas tintas, além de fazer pinturas artísticas corporais dos pataxós, gratuitamente.
A iniciativa, Indígenas: Arte e Cultura dos Nativos do Brasil”, contemplada pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura via edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca é do capoeirista Mestre Jagunço, indígena Xokó, realizada em parceria com A Casa de Bambas”, e tem levado muita cultura a crianças e jovens da região, gratuitamente, com a proposta de reforçar a importância de ensinar as crianças sobre o respeito às diferentes culturas, oferecendo a cada mês um aprendizado com etnias indígenas diferentes.
Os povos pataxós vivem no extremo sul do Estado da Bahia, em 36 aldeias distribuídas em seis Terras Indígenas – Águas Belas, Aldeia Velha, Barra Velha, Imbiriba, Coroa Vermelha e Mata Medonha, situadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado.
Nas oficinas, Pacari Pataxó ensina a fazer a tinta, além de pintar com pigmentos naturais, a base de Genipabu, fruta bastante consumida na Amazônia, na Mata Atlântica e em regiões do Cerrado. Os alunos participarão de uma demonstração do preparo da tinta e depois de pronta, quem desejar, poderá se pintar, vivenciando ainda mais a cultura Pataxó. A segunda oficina será sobre como construir um apito, que depois de pronto, Pacari entoará os sons dos pássaros para divertir a meninada, em uma aula lúdica, que despertará a criatividade dos alunos.
Pacari Pataxó, referência como arte-educador indígena que faz da arte-educação uma experiência de vida. Nascido na Aldeia-Mãe de Barra Velha, primeira aldeia do povo Pataxó, extremo sul da Bahia, foi criado em sua cultura como nativo pataxó, de costumes e tradições ancestrais, e guarda o conhecimento e respeito por seus antepassados e a natureza (fonte de vida e sustento).

Classificação – Livre

A Casa de Bambas
Estrada Porto Velho, 199/fundos – Cordovil

Quinta-feira e sexta-feira, às 13h
Gratuito
Dias 11 e 26 de maio de 2023

Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Casa Mágica da Gabby – Teatro Vannucci

Sinopse – uma casa com muita aventura da menina chamada Gabby ao lado do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.