Home / Aconteceu / Sábado no MAST *13 de agosto*

Sábado no MAST *13 de agosto*

Uma pedida diferente de programa para crianças, jovens e adultos, que alia curiosidades históricas e conhecimento científico está no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), neste sábado, dia 13. Além de poderem visitar duas novas exposições que mostram o Bicentenário da Independência do Brasil sob o olhar da ciência, os visitantes terão a oportunidade de participar do programa que busca despertar o interesse pela Astronomia. Tudo inteiramente grátis! O MAST abre as portas para o público a partir das 14h.
Logo depois dos elevadores de acesso, no Centro de Visitantes do MAST, está a mostra Um Mapa para a República que percorre os embates científicos que resultaram na elaboração do Mapa do Brasil na República, cuja realização foi um importante feito científico. No Espaço Imersivo, um divertido vídeo de animação conta esta história da disputa entre o projeto do Estado Maior do Exército, que apostava no método de triangulação para mapear o território, e o do Clube de Engenharia, que preferia confeccioná-lo por meio da compilação e levantamentos astronômicos, modelo que acabou sendo o escolhido. Entre os documentos estão os originais da Carta Geral de 1922, primeiro mapa do Brasil na República lançado durante as comemorações do Centenário da Independência, que foi emprestada em regime de comodato pelo Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também estão expostos cinco instrumentos do acervo do Clube de Engenharia, ligados à topografia e à cartografia, utilizados para realizar o mapeamento do território nacional, além de outros documentos e medalhas.
Já no Prédio Sede do MAST está a exposição Produzindo Ciência: A Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora. No saguão do andar térreo estão 17 instrumentos pertencentes ao Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre os destaques destes equipamentos produzidos nos anos 1950 estão o Modelo Aerodinâmico, o Conjunto de Tubos Sonoros e a Balança Tríplice Escala.
Uma das ações mais populares do MAST, o Programa de Observação do Céu está de volta para a programação permanente! O evento acontece todo sábado, das 18h às 20h. Os mediadores farão uma breve explicação sobre o que estará visível no céu do Rio de Janeiro e, em seguida, convidam o público a observar o céu através do moderno Telescópio Refletor (portátil). Lembramos que em caso de chuva ou de muitas nuvens no céu, o evento será cancelado.

Classificação – Livre

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 -Sã0 Cristóvão

Sábado, das 14h às 20h
Gratuito
Dia 13 de agosto de 2022

Veja Também

A Caixa de Brimquedos Mágicos – Teatro Fashion Mall *10 de março*

Sinopse –  uma emocionante jornada onde brinquedos esquecidos se unem para resgatar seus amigos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.