Home / Passeios & Turismo / Passeio Ecológico pelo Pantanal Carioca – Reserva Caiçara

Passeio Ecológico pelo Pantanal Carioca – Reserva Caiçara


A pandemia pode ter dificultado nosso deslocamento aos destinos turísticos mais distantes, porém, contribuiu para despertar o interesse dos cariocas e seus vizinhos mais próximos em conhecer todos os cantinhos da cidade maravilhosa. E, pensando nisso, a Rio Ecoesporte e a BarraBalsas desenvolveram o espaço Reserva Caiçara, de onde se embarca para o Passeio Ecológico pelo Pantanal Carioca. A proposta é aproximar ainda mais os cariocas da natureza exuberante da cidade. Sempre aos sábados, às 10h, com agendamento prévio pelo telefone 99742-9191.
Localizado na Reserva Caiçara, entre as ilhas 4 e 5 da Praia da Reserva, o passeio é ideal para famílias que desejam fazer uma programação diferente, que promete arrancar suspiros e risos e também para estudantes, interessados em conhecer ainda mais sobre o Meio Ambiente.
A iniciativa é do professor Sérgio Tavares junto ao empresário Alexandre Carneiro que desenvolve outros projetos no local há 20 anos. A dupla convidou para somar forças ao projeto os parceiros SOS Lagoas e o Instituto Jacaré, que cuidam do Centro de Meio Ambiente e passeios ecológicos, comandando a parte educacional dos passeios, assim como outras frentes ambientalistas no local.
Durante o trajeto é possível compreender como o sistema lagunar, tão vital para oxigenação da fauna local, funciona e de como os jacarés se comportam. O passeio ainda proporciona aprender um pouco mais sobre as lagoas que banham a Zona Oeste e a importância de sua preservação, além de fazer com que entendamos mais sobre os animais que habitam o local, como os Jacarés, aves, peixes e capivaras. No primeiro e terceiro sábado, passeios com o Instituto Jacaré, já no segundo e quarto sábado, o passeio é com o SOS Lagoas.
A iniciativa conta também com ações regulares de monitoramento da área, coordenadas pelo movimento SOS Lagoas, onde os colaboradores e parceiros do espaço fazem vistorias dedicadas à coleta de resíduos na Lagoa e conscientização dos pescadores locais, por exemplo.
E, não para por aí, ainda em março, os empresários lançaram um ecosafari pela noite, com direito a presenciar o trabalho já existente de catalogação e pesquisa que o instituto Jacaré realiza na Lagoa, desmistificando sobre o animal como predador, e entendendo que seus ataques são por defesa.
Os passeios acontecem sempre na Lua Nova, onde a luminosidade desta fase não atrapalha a identificação dos animais.
Os passeios funcionam com horários agendados e limite de pessoas, respeitando as normas de proteção contra o Covid-19.

Classificação – Livre

Reserva Caiçara
Av. Lúcio Costa, 13.500 – Reserva
Tel.: 99742-9191

Sábados, às 10h
R$40,00 (diurno)/R$80,00 (Valor do passeio noturno)

Veja Também

Bosque da Barra

O Parque Natural Municipal Bosque da Barra, conta com várias atividades: – 2km de alamedas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.