Home / Centros Culturais & Museus / Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)


Uma visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Criado no Rio de Janeiro, em 8 de março  de 1985, o MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos e divulgação da atividade científica brasileira.
O MAST está situado no Morro de São Januário,  Bairro Imperial de São Cristóvão, em um campus de aproximadamente 44 mil m2, que abriga um patrimônio arquitetônico formado por 16 edificações da década de 1920. Além do prédio sede do Museu, o conjunto é composto pelos pavilhões de observação astronômica, com suas cúpulas de cobertura pré-fabricadas em ferro adquiridas da Alemanha, Inglaterra e França, juntamente com os seus instrumentos científicos, que testemunham as inovações daquele tempo. Esse conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, em 1987.
O MAST guarda o importante acervo do Observatório Nacional, coleção que reúne instrumentos científicos, máquinas, equipamentos, mobiliário e esculturas, totalizando mais de dois mil objetos representativos do Patrimônio Cientifico do Brasil.  Além da reserva técnica, o MAST apresenta regularmente ao público exposições e atividades planejadas,  entre oficinas, palestras, visitas orientadas e as tradicionais observações do sol e do céu.

Classificação – Livre

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão
Tel.: 3514-5229

Terça a Sexta-feira, das 10h às 18h; Sábado, das 14h às 18h; Domingo e Feriados – Museu fechado
Gratuito (Visitas agendadas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.