Home / Aconteceu / Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) – Cidade das Artes *5 de junho*

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) – Cidade das Artes *5 de junho*


Sessenta jovens músicos irão interpretar repertório do tcheco Dvorak e do brasileiro Camargo Guarnieri, em grande espetáculo, no sábado dia 5 de junho, às 18 horas,na Grande Sala. Ponto alto da apresentação será Sinfonia em mi menor n. 9, de Antonin Dvorak com temática baseada no NOVO  MUNDO e em total sintonia com este momento difícil pelo qual o mundo está passando, visando reforçar nossas esperanças para um novo mundo muito melhor.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), foi criada em 2014 e é fruto do programa Ação Social pela Música do Brasil, da qual é indissociável, é composta por 60 jovens de grande talento e dedicação com idades entre 15 e 26 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades do Rio como Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Babilônia, Morro da Providência, São Gonçalo, Baixada e outros bairros periféricos. Alguns desses talentos, inclusive, já se apresentaram recentemente em concertos na Alemanha, Holanda, Suíça e nos Estados Unidos e muitos deles são as primeiras pessoas de suas famílias a fazerem um curso superior como a UniRio e a UFRJ.
A participação desses jovens na Orquestra é fundamental para seu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Neste processo de aprendizagem, os alunos da ASMB adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte, afastando-os, consequentemente, de atividades nocivas muito próximas de suas residências. Como resultado, muitos desses jovens e adolescentes ganham autoestima e confiança para enfrentar os desafios da vida adulta, abrindo oportunidades para exercer atividades remuneradas, como alguns já vêm fazendo. O objetivo da OSJRJ é dar suporte aos jovens músicos, aperfeiçoando a prática orquestral e conduzindo-os à universidade e à profissionalização.

MAESTRO
A OSJRJ realiza, na Cidade das Artes com a regência de  TOBIAS VOLKMANN. Ele já esteve como convidado à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul, foi Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também Principal Regente Convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF. Vencedor dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 na Finlândia e no Festival Musical Olympus de São Petersburgo em 2013, Volkmann vem atraindo atenção para interpretações consistentes tanto no repertório sinfônico quanto no teatro de ópera e balé. Com versatilidade e sofisticação, Volkmann mostra-se à vontade em uma variedade de estilos, que se estende da interpretação historicamente informada da música do século XVIII às mais desafiadoras obras da música contemporânea, incluindo naturalmente o grande repertório romântico e a música brasileira em suas diversas vertentes. Em 2015 estreou na sala Gewandhaus de Leipzig como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra Sinfônica da Rádio MDR. Em poucos anos foi convidado a dirigir em concerto um grande número de orquestras europeias e sul-americanas, destacando-se entre elas a Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, Orquestra Sinfônica Estatal do Museu Hermitage, Filarmônica de Pilsen, Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Sinfônica do SODRE, Orquestra Sinfônica Nacional do Peru, Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais e Petrobras Sinfônica. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro dedicou-se especialmente à ópera, às grandes obras coral-sinfônicas e ao balé, recebendo reconhecimento de público e crítica. Com a Orquestra Sinfônica Nacional trabalhou principalmente a música dos séculos XX e XXI, em um enfoque particular na música brasileira. Sob sua direção musical a OSN gravou três CDs de música brasileira contemporânea. Como parte indispensável de sua atuação artística, dedica parte de seu tempo à Ação Social Pela Música no Brasil. Dirige regularmente concertos da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e acompanha seus jovens músicos em seu desenvolvimento, orientando e incentivando os talentos deste belo projeto social em seus primeiros passos na música.

Classificação – Livre

Repertório:
Antonín Dvořák (1841 – 1904)
Sinfonia em mi menor nº 9, Novo Mundo (1893)

  1. Adagio, Allegro molto
  2. Largo

III. Molto vivace

  1. Allegro con fuoco

Mozart Camargo Guarnieri (1907 – 1993)

Dança brasileira (1928)

Para conhecer mais da OSJRJ acessar www.orquestrajovemrj.com.br ou instagram @asmdobrasil e youtube/facebook: Ação Social pela Música do Brasil

Cidade das Artes
Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca
Tel.: 3328-5300

Sábado, 5 de junho, às 18h
R$40,00 (Inteira)/R$20,00 (Meia)
REGRAS ANTI-COVID  – Uso obrigatório de máscaras em todos os espaços do teatro; aferição de temperatura na entrada; capcidade reduzida de publico a 40% , distanciamento necessario, desinfecção e limpeza de todas as áreas

Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Casa Mágica da Gabby – Teatro Vannucci

Sinopse – uma casa com muita aventura da menina chamada Gabby ao lado do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.