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HACKTUDO 2020 – Festival de Cultura Digital *16 a 25 de outubro*


De 16 a 25 de outubro, o futuro aporta em um ambiente 100% virtual onde será possível navegar através do site www.hacktudo.com.br e conhecer as tendências de tecnologia, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, participando de oito diferentes atividades culturais e de entretenimento.
Além do já tradicional Hackathon, que deu origem ao evento, o público também poderá acompanhar a corrida de drones (HackDrones), as palestras da Hack Conference, mulheres que são destaque no mercado durante o Hack Delas, atividades de faça-você-mesmo no espaço Maker, o trabalho do artista Jota Azevedo no Expo e as propostas criativas no LAB. “O HACKTUDO é um grande encontro para ensinar, engajar e integrar pessoas de todas as idades, sobre as novidades do mundo digital e da tecnologia”, diz Miguel Colker, um dos idealizadores do festival.
Surgido como uma maratona de programação universitária, os chamados hackathons, em 2014, o HACKTUDO evoluiu para um grande festival agregador de diferentes públicos, que celebra o conhecimento através de gerações, além de tocar em questões importantes, como equidade de gênero e racial. Por isso, que, este ano, traz como parceiros de mídia a página Quebrando o Tabu, uma das mais acessadas nas redes e que possui 6,5 milhões de seguidores em seu perfil do Instagram, e o Techtudo, o mais importante portal de tecnologia do país. O festival também conta com a parceria da OLX, Clear Corretora, BNY Mellon, Liberty Seguros, Escola Parque e Dataprev.

Programação variada e opções para todos os públicos
Para quem não abre mão de uma maratona de programação sem se esquecer do engajamento nas causas sociais, o HACKTUDO está com inscrições abertas para o Hackathon OLX, que acontece de 16 a 25 de outubro. A principal plataforma de compra e vendas do Brasil é parceira do festival nesta competição voltada para universitários de qualquer área de atuação. Durante 36 horas, 30 times irão desenvolver projetos relacionados ao tema “Economia Colaborativa em Tempos de Pandemia”, e serão avaliados por especialistas. Os 3 times vencedores receberão R$10 mil em prêmios e o estudante que tiver a melhor performance  fará um estágio na OLX.
Uma das atrações mais aguardadas pelo público, a corrida de drones ou Hack Drones, desta vez será transmitida por meio de uma websérie entre os dias 19 e 25 de outubro. O conteúdo, previamente gravado dentro das recomendações da OMS, promete transformar a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, em um cenário da disputa para oito pilotos profissionais do eixo Rio-São Paulo, que participam da prova com um circuito de 400 metros quadrados repleto de obstáculos que desafiam a habilidade dos competidores. A atividade conta com o apoio da Dataprev.
Para quem está em busca de ficar por dentro das ideias mais inovadoras e criativas, a Hack Conference, patrocinada pela Clear Corretora, é parada obrigatória na programação do evento. A conferência online de painéis e palestras com os principais especialistas do mercado acontece de 19 a 25 de outubro e tem a curadoria de André Simões, fundador da Passei Direto, maior plataforma de estudos do Brasil, e também um dos fundadores do HACKTUDO. A apresentação será de Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia da informação.
Já o poder das mulheres no mercado da tecnologia será exaltado no Hack Delas, atração com curadoria assinada pelo coletivo Minas Programam. Seguindo o quinto objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a equidade de gênero, a atividade acontece de 16 a 25 de outubro e oferece ao público a oportunidade de acompanhar entrevistas com mulheres profissionais da área, que compartilharão vivências e os desafios do meio predominantemente masculino. Além disso, o coletivo também vai disponibilizar pesquisas sobre a temática de equidade de gênero e raça no ambiente corporativo e tecnológico. O Hack Delas tem o apoio da Liberty Seguros.
A seguradora também assina o espaço Maker,uma feira online de projetos criativos e invenções no estilo DIY (faça-você-mesmo, em português), que está com inscrições abertas. Este ano, foi firmada uma parceria inédita com o Nav Digital, iniciativa da plataforma Nave à Vela, com atividades maker para alunos do ensino fundamental.
E para mostrar que muita coisa pode ser reaproveitada, o artista pernambucano Jota Azevedo retorna ao HACKTUDO para apresentar suas obras feitas com material reciclável e resíduos eletrônicos no espaço Expo, assinado pelo BNY Mellon.  Na mostra virtual “O Poder da inovação”, o espectador poderá usar recursos como o zoom para aproximar e ver detalhes das peças. Já no “Expo-Robô”, as esculturas feitas com sucatas eletrônicas poderão ser visualizadas em 360º.
Fechando as atividades propostas pelo festival, o espaço LAB será o lugar para soltar a criatividade em oficinas transmitidas virtualmente. Apoiada pela Escola Parque, instituição de ensino reconhecida pela metodologia inovadora, a programação acontece nos dias 24 e 25 de outubro. Entre os destaques, estão os especialistas da Code Buddy, que levarão práticas de ciências da computação ao público, além do youtuber Victor Lamoglia, que ministrará oficinas para os espectadores virtuais.

Sobre inscrições
O festival tem inscrições gratuitas e limitadas para grupos que quiserem participar do Hackathon e para jovens que se interessarem em fazer as oficinas. Também são gratuitas a inscrição para coletivos makers que desejarem expor seus projetos. As inscrições para participação nesses espaços do festival podem ser feitas através do site oficial do evento.As outras atrações serão de acesso irrestrito, pelo portal, e poderão ser usufruídas dentro do período de cada programação.

Assinado por: Liberty Seguros

SEJA UM MAKER!

  • #Aula Inaugural | MAS AFINAL, O QUE É MAKER?
    Nesta aula vamos falar um pouco sobre o que é cultura maker e como ela se relaciona com a educação.

INICIAIS – 1º AO 5º ANO (6 a 10 anos)

  • #Eu de Papel | BONECO ARTICULADO
    Nesta atividade, vocês aprenderão como fazer um boneco que mexe os braços e as pernas de uma maneira bem divertida!
  • #Eu de Papel | EM UM LUGAR DIFERENTE
    Nesta atividade, vamos pensar em novas paisagens e lugares em que o seu boneco e o Cauê poderão brincar! Mas o desafio aqui é fazer essa paisagem de forma criativa por meio da técnica de pop-up.
  • #Câmera Encantada | REVELANDO O FUTURO
    O que vocês fariam se tivessem uma câmera que pudesse ver o futuro? O que fotografariam? Esta é a atividade de hoje: construir uma câmera encantada que tira fotos do futuro. Vamos nessa?
  • #Câmera Encantada | DESCOBRINDO MEMÓRIAS
    Foi divertido criar sua própria câmera fotográfica? Imaginaram como estarão daqui a um ano na sua escola? Muito bem, agora, nesta atividade, o desafio será pensar em fotos do passado.
  • #Ilusionismo e Truques HOLOGRAMA MÁGICO
    Você sabe como um mágico faz os seus truques? Nós descobrimos com uma Mágica que eles nada têm a ver com poderes especiais. Muitas vezes tratam-se de ilusões de ótica! Vamos conhecer algumas técnicas com ela para depois construir um holograma com seu celular?
  • #Ilusionismo e Truques | DESCOBRINDO TRUQUES
    Prontos para desvendar os segredos de uma Mágica? Você já sabe que ela não pode revelá-los, mas nada impede que você descubra tudo por você mesmo! Nesta atividade você será desafiado a desvendar três truques. Pronto para esse desafio?
  • #Arraial dos Insetos | INSETOS SALTITANTES
    Vocês sabem como se faz para saltar bem alto? E como os insetos pulam tão longe mesmo sendo tão pequenos? Vamos descobrir como construir insetos saltitantes para resolver a confusão que aconteceu no Arraial do Insetos.
  • #Arraial dos Insetos | O MUNDO DOS ARTRÓPODES
    Vocês sabem como se faz para saltar bem alto? E como os insetos pulam tão longe mesmo sendo tão pequenos? Vamos descobrir como construir insetos saltitantes para resolver a confusão que aconteceu no Arraial do Insetos.
  • #Sombras do Medo | TEATRO DE SOMBRAS
    Nesta atividade, vamos conhecer o medo que a Cris tem de sombras e descobrir como elas podem virar uma brincadeira bem divertida!
  • #Sombras do Medo | DESENHANDO COM SOMBRA
    As sombras podem criar muitas imagens diferentes e, neste desafio, vamos misturá-las com desenhos para transformar a sombra de um objeto em algo novo!

ANOS FINAIS – 6º AO 9º ANO (11 a 14 anos)

  • #Nada Se Cria | TUDO SE REMIXA
    Prontos para uma atividade com muita mão na massa? Hoje vocês aprenderão sobre a cultura do remix nas artes e também sobre a técnica de stop motion.
  •  #Nada Se Cria |  VAMOS REDUBLAR?
    Prontos para mais uma atividade? Agora vamos redublar o stop motion que você criou na última aula. Nos aprofundaremos um pouco mais no que é redublagem, que está tão popular hoje em dia e deixaremos você livre para botar a mão na massa, ou melhor, a voz no microfone 😉
  • #Poder da Gambiarra | A ARTE DO IMPROVISO
    Preparados para fazer soluções utilizando materiais que vocês têm em casa? Algumas grandes invenções criadas no passado já foram gambiarras um dia. Será que as que fazemos hoje não podem virar uma grande ideia no futuro?
  • #Poder da Gambiarra | IMPROVISANDO ESTRUTURAS
    Agora que vocês construíram seu suporte de celular e entenderam qual é o poder da gambiarra, vejam como pensar em estruturas com materiais simples como papelão, podendo potencializar sua utilização e resistência!
  • #Música Maker | CRIANDO SEU PRÓPRIO SOM
    Criar algo é importante para desenvolver nossa criatividade e habilidades mão na massa. Nesta atividade vocês irão criar sua própria música com item que tem em casa!
  • #Música Maker | RECRIANDO MÚSICAS
    Agora que você conseguiu juntar vários instrumentos para criar sua música, que tal utilizar canções que já existem. E colocar um pouco da sua visão sobre ela por meio de uma paródia?
  • #Construindo Jogos | JOGOS DE TABULEIRO
    Que tal conhecer mais sobre o mundo dos jogos? Além de serem divertidos, eles também podem ser um jeito de aprender várias coisas e desenvolver o raciocínio lógico de uma maneira engajadora.
  • #Construindo Jogos |  UM JOGO PARA CHAMAR DE SEU
    Vamos continuar construindo jogos, mas que tal montar um jogo que não existe? Isso mesmo, nesta atividade vamos criar um jogo do zero. Ele vai ser único e com a sua cara!
  • #Memes | VOCÊS NÃO ESTÃO PRONTOS PARA ESTE MEME
    Vocês já devem conhecer muitos memes engraçados das redes sociais. Venham entender o porquê do sucesso dos memes e aprender como fazer o seu próprio para se comunicar e se divertir com seus amigos.
  • #Memes | HISTÓRIA MEMEAL
    Vejam nesta atividade como os memes podem ser usados para contar uma história muito divertida!

Assinado por: Escola Parque

AULAS COM VICTOR LAMOGLIA 

  • FAÇA UM VISOR VR CYBERPUNK! (DIY) com Victor Lamoglia e o festival HACKTUDO
    A estética cyberpunk é a cara do futuro. Chega mais que Victor e o HACKTUDO vão te ensinar a fazer você mesmo um visor VR nesse estilo!
  • FAÇA UM CARRO DE BATALHA! (DIY) com Victor Lamoglia e o festival HACKTUDO
    Já pensou em transformar aquele seu carrinho comum num super carro de batalha? Parece difícil, mas não é, é só você querer. Chega mais que Victor e o HACKTUDO vão te ensinar.

OFICINAS

  • CRIE E ACENDA (7 a 10 anos)
    *exclusiva para participantes que residem na Cidade do Rio de Janeiro
    Quer dar um toque especial no seu desenho favorito? Então você está no lugar certo. A oficina Cria e Acende vai te ensinar a criar um circuito elétrico com led para iluminar e transformar o seu desenho.Turma 01 –  24/10, das 10h às 11h20
    Turma 02 – 24/10, das 14h às 15h20
    Turma 03 – 25/10, das 10h às 11h20
    Turma 04 – 25/10, das 14h às 15h20
  • STOP MOTION “FRUTAS FALAM” (a partir 10 anos)
    “Eu ouço frutas falantes”
    “Com que frequência?”
    “O Tempo todo”
    Não acredita? Então você mesmo.
    Sua cozinha jamais será a mesma!Turma 01 – 24 e 25/10, das 16h às 17h
    Turma 02 – 24 e 25/10, das 17h30 às 18h30
    Turma 03 – 24 e 25/10, das 19h às 20h (a partir 15 anos)
  • CRIE SEU APP (7 a 16 anos)
    Já imaginou criar o seu próprio aplicativo? Aqui a gente te ensina programação de uma maneira divertida, por meio de ferramentas visuais para facilitar a sua criação. Você irá desenvolver um aplicativo com um leitor virtual, que reproduz sonoramente textos escritos digitalmente.Turma 01 – 24/10, das 09h00 às 10h30

Turma 02 – 24/10, das 10h30 às 12h
Turma 03 – 24/10, das 16h às 17h30
Turma 04 – 24/10, das 16h às 17h30

  • PROGRAMAÇÃO COM SCRATCH (a partir 12 anos)
    Chegou a hora de você usar a programação criativa para desenvolver o seu próprio jogo, história ou animação. Nesta oficina você vai desenvolver no Scratch, um projeto divertido e inovador para compartilhar com toda a comunidade.

    Turma 01 – 25/10, das 10h às 12h
    Turma 02 – 25/10, das 15h às 17h


HACKTUDO 2020 – Festival de Cultura Digital

De 16 a 25 de outubro de 2020
Gratuito

Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

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