Home / Aconteceu / Concerto online – Orquestra Meninos de Luz YouTube *6 de outubro*

Concerto online – Orquestra Meninos de Luz YouTube *6 de outubro*


Na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, às 18h, no canal do Solar Meninos de Luz no Youtube (youtube.com/solarmeninosdeluz), acontece o concerto online da Orquestra Solar Meninos de Luz. Em sua 3ª edição, a Orquestra fará sua primeira apresentação online, ajustada ao momento de distanciamento social em que vivemos, e contará com a participação de integrantes de outras oficinas da Escola de Música Solar Meninos de Luz, como coral, percussão corporal e violão. A música apresentada será O Trenzinho do Caipira, adaptação das Bachianas Brasileiras nº. 2 (1930), de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com letra de Ferreira Gullar (1930-2016) e arranjo do maestro Edvan Moraes.
As aulas presenciais foram adaptadas para encontros pelo Google Meet entre professores e alunos, que seguiram com o desenvolvimento da técnica e prática de instrumentos de cordas, sopros, canto coral e percussão corporal. O trabalho foi desenvolvido nos meses de junho, julho e agosto e, ao final desses três meses, os 26 alunos gravaram o vídeo da apresentação utilizando violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta-transversa, clarinete, saxofone, trompete, trompa, vozes infantis e adultas, percussão corporal e violão.
A Orquestra Solar Meninos de Luz é parte da Escola de Música Solar Meninos de Luz, uma das mais de 40 oficinas das atividades complementares da escola.
É a oportunidade de o grande público apreciar um lindo resultado de amor e dedicação de professores e alunos, e também o momento de apoiarmos e estimularmos esses futuros musicistas. Como a Sofia Ribeiro de Brito, de 8 anos. A menina pedia a seus pais, Michelle Ribeiro de Mesquita Brito e Henrique Oliveira de Brito, para ouvir músicas na internet em que o violino fosse o protagonista. Até que ouviu o violinista americano DSharp interpretando sua versão para “Love Me Like You Do” da cantora britânica Ellie Goulding, canção que ficou muito conhecida ao fazer parte da trilha sonora do filme “50 tons de cinza”. Mesmo sem nunca ter visto de perto o instrumento, a menina dizia que gostaria de aprender a tocar violino para aprender a tocar esta música. Seus pais ficaram sabendo da orquestra do Solar Meninos de Luz e conseguiram uma vaga para a pequena iniciar os estudos. Em pouco tempo, a menina se destacou e hoje é uma das promissoras violinistas do grupo. E, para apoiar a pequena musicista, seus pais também começaram na escola de música; o pai está aprendendo a tocar contrabaixo e a mãe, violão.
A Orquestra Solar Meninos de Luz tem patrocínio da Pacífico Gestão de Recursos e da Sunset – Serviços Patrimoniais e Segurança, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Divididas por turmas, as aulas são semanais e, fora da pandemia, acontecem na sala de música e as apresentações no teatro do Solar Meninos de Luz, na Rua Saint Roman, 149, em Copacabana. É aberta para alunos da escola e para todos os moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Classificação – Livre

Coordenadora das Atividades Complementares – Alessandra Almeida
Coordenador da Escola de Música do Solar – Jonas Hammar
Regente da Orquestra e Arranjador – Edvan Moraes
Regente do Coral Juvenil/Adulto – Jonas Hammar
Regente do Coral Infantil – Valéria Correia
Professores – Ana Laura (flauta-doce), Camila Pereira (violino e viola), Christian Bizzotto (pianista coral), Félix Fraga (violino e viola), Henrique Machado (clarinete e saxofone), Jonas Hammar (percussão corporal), Nayara Tamarozi (violoncelo e contrabaixo), Paula Coelho (iniciação musical), Rachel Castro (flauta transversa), Raphael Resende (trompa e trompete), Wilson Jubi (violão)
Editor de Vídeo – Flávio Mendes
Mixagem – Christian Bizzotto
Captação de Áudio e Vídeo – Professores da Escola de Música, alunos e familiares.

Sobre o Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é uma organização civil e filantrópica, que promove educação integral, cultura, esportes, apoio à profissionalização, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo. A obra social possui 36 anos de existência e acaba de comemorar 29 anos do Programa Educação Integral, dia 18 de agosto. As 430 crianças ingressam no berçário aos 3 meses e permanecem até o ensino médio, com 18 anos, quando saem preparadas para ingressar em universidades e no mercado de trabalho.

YouTube.com – Solar Meninos de Luz

Terça-feira, 6 de outubro, às 18h
Gratuito

Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Casa Mágica da Gabby – Teatro Vannucci

Sinopse – uma casa com muita aventura da menina chamada Gabby ao lado do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.