Home / Aconteceu / Super Hacka Kids: Fundo do mar – Cinema Nosso (Centro) *3 de agosto*

Super Hacka Kids: Fundo do mar – Cinema Nosso (Centro) *3 de agosto*

Super Hacka Kids1
No dia 3 de agosto, o Cinema Nosso abre suas portas, novamente, para o Super Hacka Kids – Fundo do mar, evento direcionado às crianças, jovens e, também, aos pais e responsáveis. Essa é uma aventura que motiva responsáveis e educadores a ampliar o universo cibercultural envolvendo temas relacionados à infância, games e internet. O acesso às narrativas convergentes como jogos analógicos, digitais e super “imersivos” em Realidade Virtual estarão ocorrendo em concomitante com o debate e reflexão com familiares sobre audiovisual, tecnologia e sociedade.
Na ocasião, terá palestras, oficinas e experimentação de jogos independentes brasileiros, de tabuleiro e digitais, tudo no Cinema Nosso, um casarão do século XIX situado no coração da Lapa, no Rio de Janeiro.
Com o Super Hacka Kids, o Cinema Nosso pretende despertar e estimular o desenvolvimento e conhecimento dos pequenos produzindo jogos, além de trabalhar o espírito de coletividade neles, desmitificando a ideia de que jogos incentivam, de forma negativa, a formação dos jovens. A partir do Super Hacka Kids, crianças interessadas no desenvolvimento de jogos, passarão por um curso de formação em games digitais, nos meses de junho, julho e agosto, o treinamento os formará em hackers mirins e eles vão desenvolver jogos digitais com temáticas que estimulam a mudança no mundo.
O curso, que contou com a presença de 12 crianças, de 10 a 14 anos, tem como objetivo aplicar um método de educação integrada onde, a partir da criação dos games, elas entendam que os jogos não saíram do zero e são inspirados/baseados em fatos reais. Para isso, cada etapa do game é usada para trabalhar a comunicação, uso da matemática, discutir história factual e assuntos gerais e, dessa forma, despertar a criatividade dos pequenos. A criação do prelúdio, por exemplo, ajuda a passar as ideias desenvolvidas para textos de conteúdo explicativo, na introdução dos jogos.
O premiado game ‘Astro Pig’ será uma das atrações do evento. Feito em 48h sob o tema “quando os porcos voam” no Gamethon 2018 (maratona de desenvolvedores de jogos), ele conquistou a primeira colocação no festival, na Mostra de Games do XIII SJEEC, neste ano, em Maceió e também foi selecionado para a mostra Panorama Brasil Estudantes do BIG Festival 2019. Na plataforma, o jogador deve controlar o porquinho Büyk pelo espaço e alimentar as estrelas.
Com uma metodologia única, desenvolvida e adaptada ao longo dos 18 anos como Produtora Escola, o Cinema Nosso integra, de forma inovadora, a capacidade da construção de narrativas a partir da reflexão sobre identidade, cultura e território com o estudo e a aplicabilidade em novas tecnologias e plataformas. Cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a partir dos temas ‘Educação, vida na água e igualdade de gênero’, um movimento de ação global para pessoas e planetas, o evento Super Hacka Kids fomenta o objetivo 4 da agenda 2030, assegurando uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo oportunidade, principalmente referente ao uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias da informação para emponderar mulheres e crianças.
O Super Hacka Kids é uma ação do Projeto Cinema Nosso – Arte, Educação e tecnologia patrocinado pela Petrobras.
As inscrições podem ser realizadas no dia do evento ou pelos links abaixo:
Adultos: https://forms.gle/uGynCrK3r9NTnR9s5
Crianças: https://forms.gle/H1opPtUZEovoasmh9

Classificação – Livre

Cinema Nosso
Rua do Rezende, 80 – Centro
Tel.: 2505-3300

Sábado, 3 de agosto, das 10h às 18h
Gratuito

Evento encerrado. Roteirinho Carioca
Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Casa Mágica da Gabby – Teatro Vannucci

Sinopse – uma casa com muita aventura da menina chamada Gabby ao lado do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.