Home / Aconteceu / Prêmio Zé Zuca – 1º Festival de Música Brasileira para a Infância *21 de julho*

Prêmio Zé Zuca – 1º Festival de Música Brasileira para a Infância *21 de julho*

AvatarZéZuca
Realizado de 6 a 8 de junho de 2019 pelo MAMI – Movimento Artístico-Musical Para Infância –  em parceria com a FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro –  com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, o Festival aconteceu na Arena Carioca Aberlardo Barbosa (Chacrinha) através do projeto Chacrinha em Cena. A programação foi aberta ao público e contou com a ilustre participação especial de Bia Bedran, artista pioneira no universo musical para crianças. Além de encantar a plateia com suas composições, Bia entregou a placa de homenagem à família do saudoso Zé Zuca, em um dos momentos mais emocionantes do festival.
Como parte da premiação, as canções selecionadas passam a integrar a programação na web rádio MultiRio e da Rádio Butiá, com representatividade em toda América Latina.
Os compositores e intérpretes das 3 canções premiadas também integrarão a programação do projeto DOMINGO DAS CRIANÇAS, realizado há mais de 4 anos no Centro da Música Carioca Artur da Távola. O dia 21 de julho será integralmente dedicado aos vencedores do “Prêmio Zé Zuca – 1º Festival de Música Brasileira para a Infância”, para que possam compartilhar um pouco mais de sua trajetória e de seu repertório dedicado ao público infantil.

Canções premiadas e seus compositores:
1º lugar: A TEIA QUE A ARANHA TECE, de Denise Ursine.
Denise veio sozinha de Belo Horizonte (MG) para defender sua canção e aqui teve o acompanhamento do músico Rodrigo Ferrero e sagrou-se como a grande vencedora. Arte-educadora, compositora e instrumentista, há mais de 20 anos dedica-se à música para crianças, incorporando em suas composições os elementos da diversidade musical brasileira e da cultura da infância. Em 2001, fundou o Grupo Ziriguibum e desde 2006 integra o MOCILYC – Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha. Atualmente dedica-se à produção e criação de novas composições em parceria com artistas e educadores do Chile (Paz Mera Lemp), Uruguai (Maria José Hernandez). Numa investigação sonora que mescla ritmos brasileiros e latinos. Por questões de agenda, Denise não participará do show especial dos premiados do festival.

2º lugar – CIRANDA DA LUA, de Ronaldo Cotrim
Ronaldo Cotrim, músico, compositor e professor vem há muitos anos compondo para o universo infantil. Entre trilhas sonoras para teatro, discos como “Minha Cantiga” (Sony/BMG), filmes, tais como “Mãos de Vento, Olhos de Dentro” (de Suzana Lira), séries de TV como “Livros Animados” (Canal Futura) e séries para Internet (De Criança Para Criança), Ronaldo tem um grande repertório no universo infantil. Em 2014, quando ingressou como professor de música da Educação Infantil do colégio Pedro II, passou a compor canções a partir dos projetos das suas turmas. Normalmente acompanhadas de uma brincadeira cantada, as canções trazem as falas, os sentimentos e melodias expressadas pelas crianças. Este projeto é fruto do desejo de compartilhar com crianças e adultos de outros cantos as canções e brincadeiras criadas nesses anos no CREIR (Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo).  Para isso, reuniu outros professores da escola para formar um conjunto no intuito de cantar e tocar as músicas e brincadeiras criadas junto aos seus alunos do Colégio Pedro II. A banda tem Ronaldo Cotrim (Violão e voz), Bianka Barbosa (percussão), Wasti Henriques (teclado), Débora Sabina (flauta e voz), Carolina (vocal e percussão).

3º lugar – ASAS PRA VOAR, de Sidney Mattos e André Alves
A canção “Asas pra Voar”, composta para o Prêmio Zé Zuca -1º Festival Brasileiro de Música para a Infância, marca definitivamente a parceria destes dois músicos e arte-educadores, Sidney Mattos e André Alves. O primeiro contato de André Alves com o Músico, arranjador, professor, arte-educador e músico-terapeuta Sidney Mattos, se deu em 2001, quando se deparou com uma das obras de Sidney, o CD “Cantos do Brasil”, naquele momento, André passou a conhecer um tipo de trabalho que era diferente de tudo que ouvira, pois as canções contidas no CD eram de conteúdo com um teor educativo apurado, quase didático. O fato é que André passou a acompanhar o trabalho de Sidney, sem mesmo conhecê-lo pessoalmente. No ano de 2017, ao ser convidado para uma reunião com um coletivo de artistas que desenvolviam trabalhos para a cultura da infância, eis a surpresa, ao ouvir o depoimento de um dos participantes, era Sidney Mattos. Bom, o resultado, é uma amizade e uma parceria que se intensifica a cada dia. André Alves, além de músico e arte-educador, é compositor e professor de História, com especializações em Educação Musical e Educação Infantil.

Classificação – Livre

Centro da Música Carioca
Rua Conde de Bonfim, 824- Tijuca
Tel.: 3238-3831

Domingo, 21 de julho, às 16h
R$30,00 (Inteira)/R$15,00 (Meia)

Evento encerrado. Roteirinho Carioca
Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Casa Mágica da Gabby – Teatro Vannucci

Sinopse – uma casa com muita aventura da menina chamada Gabby ao lado do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.