Home / Aconteceu / Mostra de Filmes Científicos: 250 Anos de Humboldt – MAST

Mostra de Filmes Científicos: 250 Anos de Humboldt – MAST

Mostra Humboldt - Lyn e Babas 2 - low - Divulgação
Considerado pelo genial Charles Darwin (1809-1882) como o “maior cientista expedicionário de todos os tempos”, o grande naturalista alemão e pai da geografia moderna Alexander von Humboldt (1769-1859) será o tema de uma mostra cinematográfica voltada para crianças, jovens e adultos com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse pela ciência. Fruto da parceria entre o Goethe Institut, o projeto ComKids e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Mostra de Filmes Científicos – 250 Anos de Humboldt será realizada no MAST entre os dias 18 e 30 de novembro. Serão exibidos, gratuitamente, dezesseis curtas, médias e longas-metragens dublados ou legendados com produções vindas de países como Áustria, Alemanha, Canadá, Chile, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Japão, México, Suíça e Tailândia.
Trata-se de um braço do Science Film Festival, evento promovido pelo Goethe Institut com o apoio e participação do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em mais de 20 países da Ásia, Oriente Médio, África e, pela primeira vez, no Brasil e na América Latina. Nesta edição, a mostra traz como temática central Humboldt e a Rede da Vida, marcando os 250 anos de nascimento do cientista alemão, com uma seleção de filmes curiosos, instigantes, divertidos e científicos que adotam as abordagens e temas visitados no passado por Humboldt com ecos no presente. Seu legado passa pelos temas da sustentabilidade e da multidisciplinaridade, sendo que já em 1800, Humboldt falava sobre mudanças climáticas provocadas pelo homem e seu prejuízo para o planeta. Ele não apenas foi o cientista mais famoso de sua época, mas um pensador visionário e um pioneiro do ambientalismo. Humboldt via a Terra como um organismo vivo, onde tudo estava conectado, desde o menor inseto até as árvores mais altas.
O Science Film Festival conta com a colaboração e participação ativa de instituições de educação científica, escolas, universidades, ministérios e centros culturais em cada um dos países anfitriões, assim como o entusiasmo de seus funcionários e outros parceiros, como ONGs, educadores e grupos de voluntários estudantis que facilitam as exibições e atividades.

Sessões Disponíveis para Agendamento com Escolas
Ainda há sessões disponíveis para agendamento com grupos de escolas entre os dias 18 e 22 de novembro, das 10h às 16h, e entre os dias 25 e 29 de novembro, das 14h às 17h. Basta entrar em contato através do e-mail atendimento@mast.br .

Atividades Complementares no Brasil
O Festival disponibiliza ainda atividades educativas num guia didático exposto no site, que complementa os temas explorados nos filmes através de experiências práticas, projetos ou jogos de aprendizagem oferecidos para professores e o público jovem e infantil. O SFF oferece um ambiente de aprendizado eficaz e agradável através dessa abordagem multidisciplinar com jogos, projetos e práticas que podem ser feitas antes ou depois dos filmes para enriquecer a experiência. Escolas interessadas nas atividades e que queiram acessar o material podem entrar em contato com o comKids através do endereço mostracomkids@gmail.com. Os filmes ficarão disponíveis em um link privado do Vimeo até o final da mostra.

Sessões
Para crianças até 8 anos- Dinos e crianças cientistas (dublada)
–          Dino Dana: Game of Bones, Canadá, 2017.
–          Ralph e os Dinossauros, Suíça, 2017.
–          Casa dos Pequenos Cientistas: Fibra natural, 2019.
–          A Grande Aventura dos Irmãos Gude!, Japão 2018.
–          Lyn e Babas – a aranha Zen Tarantum, Chile, 2018.

Para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos – Tudo é ciência (legendada)
–          Experimenta: a ciência das crianças, Chile, 2018.
–          Rumo às estrelas, Irlanda, 2019.
–          Banho quente – um aquecedor solar desenvolvido por Xochitl, México, 2018.
–          Bodypedia: Cérebro, Japão/Reino Unido, 2018.
–          Trabalho de campo: tem plástico na minha comida?, Holanda, 2019.
–          Nove e meio – Repórter: É tudo sucata?, Alemanha, 2018.

Sinopses:
Dino Dana: Game of Bones
Diretor: J.J. Johnson
Produção: Sinking Ship Entertainment
Duração: 22 min
Canadá, 2017
Dana, paleontóloga em formação de 9 anos, e seus dinossauros, acompanhados por mamíferos pré-históricos, exploram como as pessoas das cavernas viviam ao lado de mamutes e dentes-de-sabre e como alguns dinossauros sobreviveram à extinção. Neste curta-metragem de duas partes, Dana se concentra em criar um elaborado jogo de tabuleiro chamado Game of Bones, que mostra o lado competitivo de sua família ao interpretar o que aconteceu quando um meteorito acabou com o reinado dos dinossauros.

Ralph e os Dinossauros
Diretor: Marcel Barelli
Produção: Nadasdy film
Duração: 05min
Suíça, 2017
Você sabia que alguns dinossauros tinham pelugem? Alguém já lhe disse que o Tiranossauro não era o maior dinossauro carnívoro e que, a cada ano, descobrimos novas espécies de dinossauros, apesar de eles estarem extintos há milhões de anos? E você sabia que alguns dinossauros realmente comiam pedras? Desde que descobrimos a existência dessas criaturas gigantes neste planeta, nosso conhecimento sobre os dinossauros e a aparência deles não parou de mudar. Siga as aventuras de Ralph no mundo dos dinossauros e divirta-se aprendendo ou renovando suas ideias sobre o que você acha que já sabe.

Lyn e Babas – a aranha Zen Tarantum
Diretora: Karen Garib e Julián Rosenblatt
Produção: GVC produciones/Consejo Nacional de Televisión Chile
Duração: 07min32
Chile, 2018
Lyn é uma menina muito curiosa e inquieta que quer investigar o mundo ao lado de seu grande amigo Babas, um pequeno caracol. Em cada capítulo, eles embarcam em uma aventura que os leva a descobrir diferentes fenômenos naturais, animais, insetos ou plantas e acabam por explorar e se autoconhecer.

Casa dos Pequenos Cientistas: Fibra natural
Diretor: Warinnet Termsiri kamol
Produção: The National Science Museum, Thailand (NSM)
Duração: 10min19
Tailândia, 2019
A ideia principal do programa Casa dos Pequenos Cientistas é incentivar as crianças em idade pré-escolar— tanto no programa quanto no público — a observar, explorar e experimentar alegremente para obter insights sobre experiências científicas e se divertir bastante fazendo isso! Neste curta-metragem, os jovens espectadores aprenderão tudo sobre fibras naturais e descobrirão que algumas de suas roupas são feitas da chamada flor de algodão. Esta flor única é processada em fios de seda, que depois são tecidos em vários padrões de roupas com uma máquina especial de tecelagem de algodão.

A Grande Aventura dos Irmãos Gude!
Diretores: Masahiko Sato, Masumi Uchino, Masaya Ishikawa
Produção: NHK in association e NHK Educational Corporation
Duração: 15min
Japão, 2018
No mundo do Pythagora Switch, sucesso da NHK, as gudes viajam através de uma série de mecanismos engenhosos feitos de coisas comuns, colocando em movimento as maravilhosas engenhocas. Os heróis são os Irmãos Gude: Vermelho, Amarelo e Verde. Mas uma força sombria não está feliz com o fato de que eles sempre estão no centro das atenções! Com o invejoso Exército da Bola Preta em seus calcanhares, as gudes devem se unir enquanto enfrentam uma série de obstáculos. Armadilhas, pontes levadiças e copos de papel estão à espreita! Os encantadores heróis inanimados ganham vida neste visual viciante. A apresentação simples, mas sofisticada, certamente atrairá crianças e adultos.

Experimenta: a ciência das crianças
Diretora: Karen Garib
Produção: Consejo Nacional de Televisión Chile
Duração: 09min58
Chile, 2018
“Experimente a ciência das crianças” é uma série infantil de reportagens televisivas apresentadas por crianças, que fazem diferentes perguntas sobre diversos tópicos de ciência e tecnologia, visitam um laboratório ou instituição e se encontram com um pesquisador. Neste episódio, Pancho se pergunta sobre a diversidade de vida no oceano. Durante suas férias, ele conhece o oceanógrafo Rubén Escribano, com quem ele faz uma curta viagem de campo para coletar uma amostra do oceano e analisá-la no microscópio.

Banho quente – um aquecedor solar desenvolvido por Xochitl
Diretor: Jesus Antonio Reyes Mendoza
Produção: Vientos Culturales
Duração: 03min17
México, 2018
Xóchitl Guadalupe Cruz López é uma aluna do 3º anoque mora na região maia no sul do México, tem apenas 8 anos, mas já fez história em seu país natal: em março de 2018, tornou-se a primeira menina a receber o “Reconhecimento do Instituto de Ciência Nuclear para as Mulheres” — prêmio dado geralmente a adultos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) — por ter desenvolvido um aquecedor solar de água a partir de materiais reciclados, para ajudar o meio ambiente e as pessoas com baixa renda. Ela instalou o primeiro aquecedor solar de água no telhado de sua casa, com a ajuda de seu pai, e agora está procurando apoio das universidades.

Rumo às estrelas
Diretor: Kevin Hughes
Produção: DamienDonnelly
Duração: 07min23
Irlanda, 2018
Grace, de 11 anos, acorda do seu sonho de ir à lua em um foguete porque seus pais e o amigo deles discutem sobre o futuro na sala de estar abaixo. Curiosa, ela sai da cama e os espiona, mas, depois que um deles descarta a exploração espacial, ela volta para seu quarto e escreve uma carta de esperança, que ela dobra em um avião de papel e joga para eles. 20 anos depois, Grace dá as boas-vindas a um grande grupo de pessoas que estão visitando a NASA, onde agora ela trabalha. Ela lê a carta em voz alta, o que motiva uma jovem na plateia a iniciar sua própria jornada de curiosidade e exploração.

Bodypedia: Cérebro
Diretor: Mio Akutagawa
Produção: NHK em coprodução com a S4C em associação com a NHK EDUCATIONAL
Duração: 10min
Japão, Reino Unido, 2018
O Bodypedia é um programa de ciências médicas, voltado para crianças de 6 a 8 anos. Nessa idade, muitas crianças já começaram a desenvolver autoconsciência e interesse em seus próprios corpos. Dividida em vários episódios compostos de segmentos de 1 a 3 minutos, a série explora a beleza e o mistério do corpo humano usando personagens que são órgãos fofos animados e imagens de microscópio de alta resolução (4K/8K). Ele também faz uso de computação gráfica, empregando as técnicas que foram acumuladas da série especial da NHK, “O Corpo”, para mostrar o incrível mundo que existe dentro de nós e oferecer uma perspectiva única sobre o corpo humano, muitas vezes através de comédia sutil, a fim de envolver o público mais jovem.

Trabalho de campo: tem plástico na minha comida?
Diretor: Renko Douze
Produção: NTR
Duração: 20min02
Holanda, 2019
Você sabia que tinha plástico naquele peixe delicioso que você comeu na noite passada? E que, se você cravar os dentes em um sanduíche com manteiga de amendoim, também come plástico? Dificilmente você consegue imaginar, mas o plástico está escondido em quase toda a nossa comida. Além disso, inalamos plástico. Neste episódio, os anfitriões Matthijs e Jonata fazem essas descobertas. Ao assistir, os espectadores descobrem que você pode fazer as coisas mais incríveis com o plástico, mas esse plástico também é um problema enorme que não podemos ignorar. Ele está em toda parte, até mesmo em nossa comida! ‘De Buitendienst’, ou ‘Serviço de campo’, é um programa sobre natureza e sustentabilidade voltado para crianças de 8 a 12 anos.

Nove e meio – Repórter: É tudo sucata?
Diretora: Antía Martínez Amor
Produção: tvision GmbH (on behalf of WDR)
Duração: 09min30
Alemanha, 2018
Dois milhões de toneladas de refrigeradores antigos, smartphones, consoles de videogames e outros dispositivos eletrônicos são jogados fora e acabam nos aterros da Alemanha todos os anos. Siham quer descobrir o que acontece depois com essas imensas montanhas de lixo. Ela visita a maior recicladora de cobre do mundo e aprende que muitos dispositivos quebrados podem ser consertados com algum esforço. Este curta-metragem explica por que isso é uma boa ideia e por que nosso lixo eletrônico pode se tornar um perigo real para pessoas de outros países.

Classificação – Livre