Home / Aconteceu / Fim de Semana no MAST *9 e 10 de novembro*

Fim de Semana no MAST *9 e 10 de novembro*

Realidade Virtual - Homem na Lua - Óculos 3D 1 - Divulgação
Oficinas de astronomia, experiências científicas, jogos e muitas brincadeiras são algumas das atividades que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou para o este fim de semana. A programação faz parte da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e foi especialmente elaborada para toda a família conhecer princípios científicos por meio de conteúdos divertidos e com uma linguagem de fácil compreensão. Os estudantes, professores e visitantes terão a oportunidade de encontrar num só local o conhecimento que vem sendo produzido por cientistas brasileiros de diversas áreas e as tecnologias desenvolvidas nas instituições públicas brasileiras.
A atuação conjunta das unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações Inovações (MCTIC), com sede no Rio de Janeiro, oferece ao público atividades divertidas que utilizam conteúdos científicos de matemática, física, química, engenharia, tecnologia, robótica, astronomia, astrofísica, cosmologia, mineralogia e geofísica, dentre outros. O objetivo é levar ciência para crianças, jovens e adultos interessados em observar, experimentar, questionar, trocar ideias, aprender e se divertir, tendo como base os conhecimentos de ciência e tecnologia.
Participam desta edição o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST),Observatório Nacional (ON),Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Museu de Ciências da Terra (MCTer), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e a UniCarioca. Todos os parceiros apresentando iniciativas sob a forma de experimentos, equipamentos e material didático para distribuição entre o público.

Algumas Atividades em Destaque:
No sábado (9), a partir das 14h, os visitantes vão conhecer, de maneira divertida, como fazer comida em um forno solar, ouvir rádio ou ligar uma TV apenas com a luz do sol ou, quem sabe, com a força do vento. As atividades vão mostrar os fundamentos técnicos capazes de fazer tudo isso! As atrações incluem oficinas de ciência com a construção de aparatos interativos, a exemplo do relógio de sol e cineminha manual, visita mediada a todas as exposições do Museu, e, claro, o Programa de Observação do Céu, que oferece ao público a oportunidade de observar os astros que estarão visíveis no céu do Rio de Janeiro. Haverá também uma experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua! Vamos criar uma experiência imersiva, usando óculos 3D com a plataforma SuperViz, no qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos.
A equipe do Observatório Nacional também selecionou uma série de iniciativas para o evento, dentre elas o Grande Livro da Astronomia, projeto desenvolvido para disseminar conhecimento sobre quatro áreas da Astronomia, com um incremento tecnológico de grande interação, a realidade aumentada.
Os visitantes poderão interagir com este aparato de divulgação da ciência e visualizar, em formato 3D, os objetos que compõem o conteúdo do livro. Será possível também conhecer o Projeto EXOSS, uma rede colaborativa que busca conhecer as origens, natureza e caracterização de órbitas dos meteoros. Vai ser possível aprender como fotografar meteoros!
O INT vai apresentar ao público o laboratório simulado Futuro Cientista e como é feito o aproveitamento de resíduos para produção de novos materiais e produtos químicos. Já o CBPF preparou experimentos ilustrando princípios básicos de física e suas aplicações no cotidiano. O público terá à sua disposição uma equipe durante a exploração dos experimentos com diferentes níveis de complexidade, de acordo com a formação e o interesse dos participantes. Alguns destaques vão para as atividades na Câmara de Vácuo, Cama elástica, Lente gravitacional, giroscópio, Levitação Magnética e muita Ilusão de Ótica!

No domingo (10), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Classificação – Livre

Programação:
Sábado, 09/11 –Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
­- Realidade Virtual – O Homem na Lua
– Oficinas – Brincando com a ciência, Ilusões de Ótica, Relógio de Sol, Aparatos interativos – transformando energias.
– Palestra – Bioeconomia, o Sol e as Meninas na Ciência – Auditório do Prédio Ronaldo Mourão – 15h e 16h30
– Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 –das 17h30 às 20h

Domingo, 10/11 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
– Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
– Planetário Inflável – 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão
Tel.: 3514-5299/3514-5229

Sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro, a partir das 14h
Gratuito

Evento encerrado. Roteirinho Carioca
Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Caixa de Brimquedos Mágicos – Teatro Fashion Mall *10 de março*

Sinopse –  uma emocionante jornada onde brinquedos esquecidos se unem para resgatar seus amigos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.