Home / Aconteceu / Férias de Janeiro – CCBB

Férias de Janeiro – CCBB

image002
Janeiro é sinônimo de férias escolares! Pensando nisso, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação do Centro Cultural Banco do Brasil – RJ começa o ano com uma programação divertida e criativa.
Durante todo o mês, crianças e adultos poderão participar de contações de histórias com os educadores do CCBB e convidados. No Lugar de Criação, espaço que incentiva o contato com a arte por meio de atividades lúdicas, público poderá conferir diariamente atividades de criação, memória e narração, como jogos e música, sempre com um espírito de convivência e diálogo.
As segundas-feiras, o Lugar de Criação contará com a participação de artistas que se juntarão à equipe educativa para desenvolver propostas e experiências. Pâmela Carvalho, Marta Supernova e Emanuel de Jesus são alguns dos convidados.
Em 12 de janeiro, o coletivo Circo no Ato realiza uma oficina de acrobacia com exercícios de circo em grupo, de equilíbrio e flexibilidade. No dia 19, a organização Gastromotiva desenvolve uma oficina lúdica de cupacakes para crianças no projeto Múltiplo Ancestral. Em 26/01, Cris Campos e André Silvestre apresentam o show narrativo Cantos e Contos de Águas e Sereias, um espetáculo de música, histórias e cultura popular. Já nos dias 30 e 31, os educadores do CCBB celebram o Dia do Mágico com um laboratório de fabricação de ilusões, onde todos poderão aprender truques de mágica.

Programação completa do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação para janeiro:

Quartas, quintas e sextas, às 17h
De 9 a 31 de janeiro
Contação de Histórias
Durante todo o mês de janeiro, o público poderá conferir contação de histórias com o CCBB Educativo e também com contadores de histórias convidados, como Augusto Machado, Cintia Maria Ricardo, Cris Campos, Davi Vasconcelos, Pablo Amorim, Sheila Azevedo e Tiago Batistone. 

Sábado, às 17h
12 de janeiro
Oficina de Acrobacia com Circo no Ato
O CCBB Educativo recebe o coletivo Circo no Ato para uma oficina de acrobacia com aquecimento lúdico, exercícios de circo em grupo, equilíbrio e flexibilidade. Todos vão poder se exercitar juntos, com realização de figuras coletivas e superação de desafios através da cooperação. Além da atividade física, a prática de acrobacia circense também trabalha questões como confiança e o cuidado com o outro, a superação de limites, medos e coordenação motora.

Circo no Ato é um coletivo de 12 artistas que atuam com diversas técnicas circenses, com uma identidade artística plural e múltipla. Vencedor do Prêmio Carequinha/Funarte em 2013, para a realização de uma circulação de rua por 10 cidades do estado do Rio de Janeiro, e da Mostra Competitiva de Circo do FIl em 2014 e contemplado com o Viva a Arte!, Fomento Direto da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro em 2015, para a criação do novo espetáculo de repertório da companhia em 2016.

Sábado, às 13h
19 de janeiro
Múltiplo Ancestral – Oficina de cupcakes para crianças com Gastromotiva
O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nesta edição, o Gastromotiva desenvolve com os educadores uma oficina lúdica de decoração de cupcakes para crianças, onde os participantes poderão explorar diferentes modos de preparar alimentos, aplicando estratégias de aproveitamento integral e pensando a comida como instrumento de transformação social.
Gastromotiva é uma organização que busca fazer intervenções positivas na vida de pessoas em vulnerabilidade social através da gastronomia, seja diretamente ou colaborando com políticas públicas. 

Quinta, às 15h
24 de janeiro
Dia do Aposentado com Senhoras do Calendário
Na ocasião do Dia do Aposentado, o Programa CCBB Educativo convida Eduardo Araúju e o projeto Senhoras do Calendário para uma oficina de maquiagem e um desfile, celebrando a capacidade de encarar novos desafios e responsabilidades na maturidade. Para Senhoras do Calendário 2019, Araúju trabalhou com 14 mulheres entre 55 e 80 anos, que aprenderam técnicas para desfilar e atuaram como modelos para os diferentes meses do ano.

Eduardo Araúju é produtor e professor de modelos e manequins para maturidade e ‘plus size’, e criador dos concursos Miss Plus Size Carioca e Miss Rainha e Rainha das Rainhas Oficial do Estado do Rio de Janeiro. É também responsável por Senhoras do Calendário, que em 2019 está em sua décima edição.

Sábado, às 17h
26 de janeiro
Contação Musical com Cris Campos e André Silvestre
Cris Campos e André Silvestre apresentam um espetáculo de música, cantos ancestrais, histórias, cultura popular e bonecos chamado Cantos e Contos de Águas e Sereias. Um show narrativo onde as histórias dos mares chegam em forma de contos e canções.
Cris Campos é contadora de histórias, atriz, cantora e compositora maranhense, juntamente com o percussionista e baterista carioca André Silvestre.

Quarta e quinta, de 11h às 13h e de 15h às 17h
30 e 31 de janeiro
Dia do Mágico
Para celebrar o Dia do Mágico, os educadores do CCBB Educativo promovem um laboratório de fabricação de ilusões, para que crianças e adultos possam aprender alguns truques de mágica. 

De quarta a segunda, de 11h às 13h e 15h às 17h
Lugar de Criação
O Lugar de Criação é um espaço para crianças e suas famílias, onde os educadores do CCBB propõem atividades em diálogo com a arte, sempre com um espírito lúdico e de convivência. Durante o mês de janeiro, o Lugar de Criação acontecerá todos os dias, com propostas diferentes a cada dia.
Adicionalmente, toda segunda-feira o Lugar de Criação contará com a participação de artistas convidados que se juntam à equipe educativa para desenvolver propostas e experiências, integrando adultos e crianças. Confira a agenda de convidados:

7 de janeiro
Lugar de Criação recebe Pâmela Carvalho
O que pode um corpo? O que pode a infância? Usando ciranda, maracatu, maculelê, jongo e coco de roda, todos eles brinquedos ancestrais, os participantes poderão contribuir para uma criação músico-corporal coletiva, a partir das memórias, sensações e desafios propostos pelas crianças.
Pâmela Carvalho é mulher negra, favelada, historiadora, professora de história, arte-educadora, produtora cultural e ativista. Integra a produção do Centro de Artes da Maré e da Lona Cultural da Maré. Trabalha no âmbito da educação e da produção cultural, além de desenvolver pesquisas sobre relações étnico-raciais, gênero e educação anti-racista.
14 de janeiro
Lugar de Criação recebe Marta Supernova
Da argila e da água forjou-se o ser humano. A partir dessa ideia, Marta Supernova irá incentivar o público a sentir e pensar a memória da região da Pequena África, próxima ao CCBB, contando histórias que foram apagadas, acompanhados pelos sons do berimbau e da Mata Atlântica.
Marta Supernova é artista carioca. Por meio de encontros, afetos, acasos, busca compreender como a sobrevivência da memória e da presença negra e de corpos desviantes se mantém e se reforma, atravessando tempos opressivos e expansivos através de impulsos orgânicos e intuitivos, assim afirmando suas singularidades.
21 de janeiro
Lugar de Criação recebe Emanuel de Jesus
‘Brincando e criando no museu’ é um laboratório recreativo de imagem e som, que utiliza os percursos das exposições a partir do olhar da criança com um celular na mão. Esse mesmo celular será uma plataforma de edição e montagem dos vídeos realizados.
Emanuel de Jesus é fotógrafo, artista visual e consultor de acessibilidade em artes visuais na Oi Futuro, onde foi co-criador do projeto Acessibilidade em Movimento. Artista independente formado pela estética de Vila Kennedy e a Escola de Arte e Tecnologia Kabum, trabalha como coordenador geral do Festival Estética Central (FEC).
28 de janeiro
Lugar de Criação recebe Wallace Ramos 
A partir de ‘Frontispício’, romance escrito por Wallace Ramos que trata dos céus e de estrelas, convidamos crianças para dar vida às constelações de novos seres. Cada participante criará uma ou várias estrelas, compondo e rearrajando o espaço onde os corpos celestes serão dispostos, criando uma história para cada um dos novos astros.
Wallace Ramos é artista, astrólogo, escritor e pesquisador. Já participou de exposições no Brasil e nos EUA, e está lançando seu primeiro romance, ‘Frontispício’. 

Programação Geral
Sábado, às 16h, 26 de janeiro
Tradução em Libras
Com a Palavra… Isabela Acioli Silva (BoreArte)
O público poderá conhecer à exposição 100 anos de Athos Bulcão a partir de outros campos, olhares e modos de se relacionar com a arte. Nesta edição, Isabela Acioli, do BoreArte faz um paralelo entre o trabalho de Bulcão e as intervenções urbanas feitas com azulejos realizadas pelo BoreArte na favela do Borel.

BoreArte é uma galeria de arte e intervenção urbana na favela do Borel, idealizada por 5 jovens da comunidade. O projeto está ativo desde maio de 2013, e tem utilizado espaços públicos e casas de moradores para apresentar práticas artísticas na favela. 

Quartas a Segundas, às 11h, 12h e 18h
Visitas Mediadas 

Quartas a segundas, às 12h, 14h, 16h e 18h
Até 7 de janeiro: Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi’ 

Quartas a segundas, às 11h, 12h e 18h
Até 28 de janeiro: 100 Anos de Athos Bulcão
Diariamente os educadores do CCBB se juntam ao público para dialogar e trocar percepções acerca das exposições. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 15 minutos antes de cada visita, na sala do Programa Educativo (1º andar). A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

Quartas, às 14h
Visitas Mediadas – Patrimonial
Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições Galeria de Valores Banco do Brasil e sua História.

Sábados, às 15h
Visitas Mediadas em Libras
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

Segudas, quartas e quintas, às| 9h30, 14h30 e 19h

Sextas, às 9h30 e 14h30
Visitas Educativas Agendadas
Mediada pelos educadores, as visitas são voltadas a grupos escolares ou não, e podem acontecer no período diurno, vespertino e noturno, com duração aproximada de 1h30. É possível escolher entre opções de visitas com atelier, apenas à exposição ou visita patrimonial. A capacidade é para até 44 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma 1h30.

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: 3808-2020

Janeiro de 2019, conforme horário acima
Gratuito

Evento encerrado. Roteirinho Carioca
Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Casa Mágica da Gabby – Teatro Vannucci

Sinopse – uma casa com muita aventura da menina chamada Gabby ao lado do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.