Home / Aconteceu / Exposição ‘Favelas e Florestas’ – Centro de Visitantes Paineiras Corcovado

Exposição ‘Favelas e Florestas’ – Centro de Visitantes Paineiras Corcovado


Retratar os vínculos entre as favelas e a floresta urbana do Rio de Janeiro a partir do olhar sensível de jovens moradores. Essa é a proposta da exposição Favelas e Florestas, em cartaz gratuitamente no Centro de Visitantes Paineiras Corcovado, no caminho para o Cristo Redentor. A mostra apresenta 14 fotografias produzidas por crianças e adolescentes das comunidades do Salgueiro e da Formiga, na zona norte da cidade.
As imagens foram realizadas entre março e abril de 2025, como parte de um processo formativo promovido pelo Observatório de Favelas, em parceria com o Coletivo Formigação, o Instituto Sal-Laje e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). As fotografias exploram a relação cotidiana entre o território da favela e a floresta do Parque Nacional da Tijuca, destacando interações sociais, culturais e ambientais.
A exposição propõe uma reflexão sobre como esses jovens percebem e vivenciam o espaço que habitam, muitas vezes marcado por contrastes, mas também por conexões profundas entre natureza e cidade. A mostra é uma oportunidade de conhecer novas perspectivas sobre o Rio e ampliar o entendimento sobre a importância da conservação ambiental integrada à vida comunitária.
Além de Favelas e Florestas, o Centro de Visitantes Paineiras Corcovado também abriga a exposição permanente Floresta Protetora, que conta a história do Parque Nacional da Tijuca por meio de maquetes, projeções interativas e simulações de ecossistemas.

Classificação – Livre

Centro de Visitantes Paineiras Corcovado
Estrada das Paineiras, s/n – Alto da Boa Vista

Diariamente, das 8h às 17h
Gratuito

Veja Também

Bloquinhos de Rua

Aconteceu: Sábado, 15 de fevereiro Nosso Bloquinho Oficial Praça Cmte. Xavier de Brito, 14 – …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.