Ninguém precisa guardar a fantasia! No Museu do Pontal, ainda tem folia este fim de semana! No sábado, dia 8, às 16h, haverá o Bloco Batucalacatuca. Comandado pelos músicos Luiz Paulo e Dudu Fuentes, o bloco tem cerca de 30 integrantes, entre músicos e pernaltas, e toca ritmos variados. A programação do Museu é para toda a família e gratuita!
No domingo, dia 9, às 10h, às 11h e às 12h, tem Bailinho de Carnaval para Bebês (vagas limitadas/sujeito à lotação. Ingressos para as sessões distribuídos 45 minutos antes de cada sessão), com uma programação lúdica desenvolvida pelos arte-educadores da instituição, adaptada para crianças até 3 anos. Às 16h, tem Cortejinho por um dia. O projeto oferece uma oficina de musicalização com narração de histórias afro-brasileiras. Ao final, todos cantam e tocam.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Classificação – Livre
Programação completa de Carnaval
08/03 – Sábado
16h – Bloco Batucalacatuca
O bloco, comandado pelos músicos Luiz Paulo e Dudu Fuentes, apresenta músicas brasileiras , entre samba, forró e marchinhas. Em ação, há uma média de 30 integrantes, entre mestres, músicos e pernaltas.
09/03 – Domingo
10h, 11h e 12h – Bailinho de Carnaval para bebês
Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis. Vagas limitadas/sujeito à lotação. Ingressos para as sessões distribuídos 45 minutos antes de cada sessão.
16h – Cortejinho por um dia
O Cortejinho por um dia conta com uma oficina de musicalização percussiva e narração de história afro-brasileira para crianças. Ao final, todos tocarão e cantarão uma música carnavalesca. Para crianças de 6 a 12 anos.
Atividades Fixas
Visita Musicada – Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu. Em fevereiro, todas as visitas serão especiais de Carnaval, com músicas como marchinhas, sambas e frevos.
Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, nove mostras estão em cartaz. As coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação, e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau. E a individual J. Borges – O sol do sertão.
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300 – Barra da Tijuca
Sábado e domingo, das 10h às 18h
Gratuito
Dias 8 e 9 de março de 2025

Roteirinho Carioca