Home / Eventos / Museu do Pontal *maio*

Museu do Pontal *maio*

Maio no Museu do Pontal é sinônimo de comemoração. O mês começa com homenagem aos artistas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde está localizada a instituição. A programação dos três primeiros fins de semana conta com a presença destes no comando. No primeiro, a arte urbana nascida nas periferias está em destaque. No sábado, dia 04, às 16h, o dançarino Alisson, de Vila Kennedy, conhecido como Alissin, vai ministrar a oficina No Passin com Alissin, ensinando a técnica do Passinho para os presentes. No domingo, dia 5, às 16h, é a vez do poeta e escritor Viajante Lírico, de Paciência, estimular a improvisação na Oficina de Rap e Performance.
No dia 19 de maio será a vez de comemorar um ano de existência do projeto Bebês no Museu do Pontal. Criado em 2023, o encontro, realizado por arte-educadores do Museu, desenvolve  atividades lúdicas e musicais direcionadas a bebês até 3 anos e atrai participantes fiéis. No dia do aniversário, haverá programação especial. Serão realizadas duas sessões, às 10h e às 11h30m.  Também serão realizadas duas visitas musicadas para bebês, às 10h e às 11h30m.
No último fim de semana do mês (dias 25 e 26), o Museu se une ao Instituto de Assistência à Saúde Nise da Silveira, também sediado na Zona Oeste, e comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio) com duas oficinas sobre arte e saúde mental.

Classificação – Livre

Programação:
04/05 – No passin com Alissin
Sábado – 16h – Os participantes aprenderão os fundamentos do Passinho. Participarão, ainda, de uma coreografia coletiva. A oficina é comandada pelo dançarinho Alisson, conhecido como Alissin, de Vila Kennedy.

05/05 – Oficina de Rap e Performance
Domingo – 16h – Oficina de improvisação ministrada pelo poeta e escritor Viajante Lírico, de Paciência, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O artista é um representante da poesia falada e da literatura periférica e busca retratar, através de suas linguagens artísticas, o cotidiano popular da periferia. No encontro, haverá performances de freestyle, dinâmica de construção de rimas e performance de rap coletiva ao final.

11/05 – Oficina de Grafite
Sábado – 16h – Os participantes terão conhecimento da história desta arte urbana, sua relação com outros movimentos artísticos e da diferença entre grafite e pichação. Além disso, poderão se experimentar desenvolver seus próprios grafites, por conta disso, a oficina, comandada pela artista Day Medeiros, está direcionada para adultos e crianças acima de 10 anos.

12/05 – Oficina de Luteria Sustentável
Domingo, às 16h – Oficina de criação de instrumentos musicais, desenvolvidos a partir de sucatas. O encontro é comandado pelo Ponto de Cultura Lata Doida, de Realengo. Os participantes desenvolverão instrumentos musicais de cordas, sopro e percussão a partir de materiais que iriam para o lixo.

18/05 – Piquenique Musical com Luis Carlinhos
Sábado – 15h30m – Morador da Barra da Tijuca, o músico Luis Carlinhos retorna aos jardins do Museu do Pontal com seu projeto musical para toda a família. De forma intimista, reúne músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Haverá, ainda, recreação para os pequenos.

19/05 – Oficina de xilogravura
Domingo – 16h – A oficina, desenvolvida pela artista plástica Vitória Alves, apresentará todas as etapas para a construção do desenho impresso no papel. Após uma explicação sobre poética, composição e técnica, todos estarão convidados a desenhar nas suas madeiras, gravarem seus desenhos e imprimirem manualmente. Para as crianças acompanhadas de seus responsáveis, haverá a dinâmica de gravura em construção. As crianças serão convidadas a desenhar a lápis nas madeiras e os responsáveis irão gravar seus desenhos, tendo, como produto final, uma gravura feita coletivamente.

25/05 – Oficina artística com Edson Antunes
Sábado – 16h – A oficina de artes será ministrada pelo artista Edson Antunes, que desenvolveu sua técnica como parte de seu tratamento no Instituto de Assistência à Saúde Nise da Silveira.

26/05 – Oficina musical com o bloco Loucura Suburbana
Domingo – 16h – Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana rompe os muros do hospício e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo usuários, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências.

Atividades fixas:
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h 
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Em junho serão utilizados instrumentos musicais e objetos feitos de material reciclado. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.

Visita Musicada Especial – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300 – Barra da Tijuca

Sábados e domingos, horários acima
Gratuito
De 4 a 26 de maio de 2024

Veja Também

Brincalelê – Intituto TEAR *16 de maio*

Arte para mães/pais e seus bebês compartilharem um momento lúdico, amoroso, criativo e com muita …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.