Em 1763, a transferência da Capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.
Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. O Forte foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca.
Sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas voltadas para o mar, de 12m de espessura, acolhe os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm) assentados em cúpulas encoraçadas e giratórias. Vinda de laguna, Santa Catarina, a 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, instalou-se no Forte iniciando a História da, á época, mais moderna praça de guerra da América Latina.
O Forte foi palco do mais dramático acontecimento do Movimento Tenentista, a “Epopeia dos 18 do Forte”, ocorrida em 05 de julho de 1922.
O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana oferece para seus visitantes, de terça a domingo, uma visita mediada por guias formados no próprio Museu, de terça a sexta, nos horários das 10h e 13h; sábados e domingos nos horários das 12h e 14h.
Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco, n. 1 – Posto 6 – Copacabana
Tel.: 2522-4460
Linda iniciativa. parabens! turismo se faz com preservação e educação historica!
Sou carioca e adoro visitar o Forte. Pena que muitos cariocas não o conheçam…não sabem o que estão perdendo!