Em 1763, a transferência da Capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.
Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. O Forte foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca.
Sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas voltadas para o mar, de 12m de espessura, acolhe os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm) assentados em cúpulas encoraçadas e giratórias. Vinda de laguna, Santa Catarina, a 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, instalou-se no Forte iniciando a História da, á época, mais moderna praça de guerra da América Latina.
O Forte foi palco do mais dramático acontecimento do Movimento Tenentista, a “Epopeia dos 18 do Forte”, ocorrida em 05 de julho de 1922.
O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana oferece para seus visitantes, de terça a domingo, uma visita mediada por guias formados no próprio Museu, de terça a sexta, nos horários das 10h e 13h; sábados e domingos nos horários das 12h e 14h.
Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco, n. 1 – Posto 6 – Copacabana
Tel.: 2522-4460
Roteirinho Carioca O mais completo guia de programação infantil no Rio de Janeiro. Teatro, cinema, passeios, eventos, os melhores programas para crianças estão no Roteirinho Carioca.

Linda iniciativa. parabens! turismo se faz com preservação e educação historica!
Sou carioca e adoro visitar o Forte. Pena que muitos cariocas não o conheçam…não sabem o que estão perdendo!