Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza edição especial com programação online e gratuita dos dias 02 a 07 de julho. Contemplado pela lei emergencial Aldir Blanc, o Festival realiza uma nova edição com espetáculos de diversos gêneros que contemplam o Teatro de Sombras em todo seu potencial artístico e criativo. Sua programação conta ainda com oficinas, workshops e bate-papos após cada apresentação para compartilhar com o público sobre o processo criativo e os bastidores das produções participantes.
Presença cultural marcada na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, o Festival acontece anualmente desde 2014, trazendo constantemente montagens e companhias teatrais de todo o Brasil e diversas regiões do mundo. Em suas edições mais recentes, a adaptação do evento para plataformas digitais proporcionou novos alcances e novos públicos, que puderam, assim, entrar em contato com uma série de espetáculos e programações especiais do Festival.
Nesta edição integralmente on-line e gratuita, participam quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Pernambuco, além de um espetáculo da Espanha. A programação completa possui sete espetáculos, seguidos de bate-papos, workshop aberto ao público e oficinas de Teatro de Sombras, oferecidas especialmente para grupos de escolas públicas. Todas as apresentações, assim como os bate-papos, poderão ser assistidas por meio de acesso ao site do Festival e também por suas redes sociais.
Realizado por fomentadores e produtores culturais de Taubaté e região, o FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras é o único festival de teatro neste gênero no Brasil e um dos maiores do mundo.
A programação completa, com suas apresentações e atividades pode ser acessada através dos links descritos abaixo.
Programação Infantil:
Espetáculos e Apresentações
Sexta-feira, 2 de julho – Abertura do Festival
20h – A Lua em Li Po – LIZ MOURA / SP
Sinopse – O poeta Li Po é o nosso personagem principal. Na história ele perde a sua inspiração, vê-se incapaz de criar novas poesias. O papel em branco torna-se uma grande frustração, pois não consegue mais ser preenchido com as palavras do poeta. Li Po inicia então uma peregrinação pela sua terra natal – a China – buscando recuperar aquilo que perdeu. Pelos lugares por onde passa o nosso poeta tem encontros surpreendentes com animais sagrados que o orientam em busca do seu caminho. Durante toda a sua caminhada, a lua aparece clara e próxima como uma companheira, mas somente quando avistá-la, no final do seu percurso, Li Po encontrará enfim o que tanto procurava. (Duração: 36 minutos)
Classificação – Livre
*Após o espetáculo, haverá um bate-papo sobre o processo criativo da peça
Sábado, 3 de julho
11h – A Vila de Pantolux – GRUPO PENUMBRA / MT
Sinopse – A Vila de Pantolux é um teatro de sombra contemporâneo, no qual trabalhamos com a junção de figuras recortadas, nossas sombras e próteses corporais. Nessa peça vemos o progresso se transformar em sombra literalmente, por uma barragem que se rompe. Sendo essa história inspirada no impacto gerado pela inundação decorrida da construção da Usina Hidrelétrica do Manso, na Comunidade João Carro em Chapada dos Guimarães/MT, mas que nos faz lembrar de outras histórias semelhantes ocorridas em nosso Brasil. (Duração: 27 minutos)
Classificação – Livre
*Após o espetáculo, haverá um bate-papo sobre o processo criativo da peça
20h – Planeta Utopia – PAVIO DE ABAJOUR / SP
Sinopse – Espetáculo de teatro de sombras, sem falas, com uma dramaturgia imagética e sonora, totalmente pensado para o universo virtual. Tem como enredo a constituição do universo, dos seres vivos, das sociedades e suas implicações civilizatórias. Trazemos um olhar novamente para o princípio de tudo, um olhar que sai de si e vai para o universo. Assim pretendemos com o espetáculo gerar reflexões sobre aceitação, respeito e tolerância às diferenças. Pensado para todas as idades, atingindo as mais diversas camadas de compreensão e experiências. (Duração: 26 minutos)
Classificação – Livre
*Após o espetáculo, haverá um bate-papo sobre o processo criativo da peça
Domingo, 4 de julho
11h – Jovem Einstein Vê o Mundo – COMPANHIA KARAGOZWK / PR
Sinopse – O espetáculo conta a história da vida e das conquistas do cientista Albert Einstein que, desde bem jovem, já se aventurava em explicar nosso universo a partir das forças invisíveis que regem a natureza. É um convite a acompanhar a trajetória de um dos mais importantes cientistas da humanidade, de forma artística e lúdica, ilustrando o processo que leva uma criança a se tornar um adulto que contribuirá para o aperfeiçoamento de toda a sociedade. (Duração: 30 minutos)
Classificação – Livre
*Após o espetáculo, haverá um bate-papo sobre o processo criativo da peça
16h – O Dia em que a Morte Sambou – HABIB & VALÉRIA / PE
Sinopse – Seu Biu é um velho “brincante” da cultura popular que não deixa sua idade acabar com seu regozijo de viver. Apesar de morar sozinho e ser alvo de muita crítica e inveja, vive sorrindo e dançando, alegre e despreocupado. Um dia, a Morte resolve buscá-lo. Mas, ao chegar na casa do ancião, é recebida de uma forma totalmente inesperada…A obra busca desconstruir as concepções negativas contemporâneas da velhice e da morte, e compartilhar um pouco da sabedoria da cultura popular pernambucana. Mais que tudo, a peça é uma celebração da vida, e da morte, como parte essencial e indissociável dela. (Duração: 42 minutos)
Classificação – A partir de 4 anos
*Após o espetáculo, haverá um bate-papo sobre o processo criativo da peça
Nas plataformas do Festival:
Site: https://fisteatrodesombras.
Youtube: https://tinyurl.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
De 2 a 7 de julho de 2021
Gratuito