A premiada Artesanal Cia de Teatro quer colaborar neste momento difícil e abriu os links de todas as peças no Vimeo.
Teatro filmado perde muito para o incomparável “ao vivo” do teatro, mas nesse momento pode ser legal assistir esses trabalhos com a família reunida!
Classificação – Livre
“O Gigante Egoísta”
https://vimeo.com/78335965
https://vimeo.com/78335965
Consagrado escritor irlandês, Oscar Wilde (1854-1900) deixou poucos textos ligados ao universo infantil. O Gigante Egoísta, parte do livro O Príncipe Feliz e Outras Histórias (1888), é um deles. A Artesanal Cia. de Teatro, utilizando jogos de luz e uma encenação delicada que utiliza bonecos, transformou-o em um bonito espetáculo. Depois de passar sete anos longe de casa, o Gigante (Márcio Nascimento) retorna e encontra crianças brincando em seu jardim. Imediatamente, ele as expulsa e levanta um muro para cercar a propriedade. Com a chegada de um inverno rigoroso que se recusa a ir embora, o protagonista percebe quanto havia sido egoísta. Até que acorda um dia e vê que a garotada voltou a se divertir do lado de fora do palacete. Quando o grandalhão aparece, as crianças se assustam e somente um menino (boneco manipulado por Marcos Guilhon e Tatá Oliveira) continua por ali. Eles criam um vínculo e passam a trocar experiências.
“Tatá – O Travesseiro”
https://vimeo.com/336937559
https://vimeo.com/336937559
O cenário principal é a cama do menino Lipe, onde a maioria das aventuras acontece. A história é narrada através do jogo entre bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos ou siameses – técnica em que parte do boneco é “vestida” pelo ator/manipulador –, máscaras, objetos e teatro de sombras. A iluminação, associada a uma trilha sonora meticulosamente escolhida, complementam a encenação, fazendo de Tatá – O Travesseiro, uma proposta cênica lúdica e contemporânea, ideal para crianças a partir dos três anos de idade. A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos. Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos – um vilão clássico, que não consegue sonhar e rouba o travesseiro das crianças, já que acredita que é nos travesseiros que os sonhos residem. Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, aos quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver. “Apesar do universo lúdico no qual a história é inserida, o texto lida com questões muito profundas, que, certamente, irão despertar no público uma identificação com o personagem principal”, diz o diretor e um dos autores do texto Gustavo Bicalho. Temas importantes aparecem no decorrer da história: adoção, bullying, separação. No palco, os atores Alexandre Scaldini, Edeilton Medeiros, Lívia Guedes, Marcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatá Oliveira dão vida aos bonecos criados e confeccionados por Bruno Dante.