Home / Aconteceu / Fim de Semana no MAST *7 e 8 de setembro*

Fim de Semana no MAST *7 e 8 de setembro*

Planetário Inflável Digital - 4 - medium
Exposições interativas,espaço imersivo do Centro de Visitantes e sessões do planetário inflável digital estão na programação.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece mais um fim de semana com atividades grátis para que crianças, jovens e adultos conheçam muitas curiosidades sobre o Universo e aprendam enquanto se divertem. As atrações deste sábado (7) e domingo (8)  começam a partir das 14h, quando o Museu abre as suas portas para o público. No sábado (7), por conta do feriado da Independência do Brasil, o horário de funcionamento do MAST será até às 18h. Portanto, não haverá o Programa de Observação do Céu. A boa pedida é começar o percurso pelo Centro de Visitantes, mergulhando nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e das pesquisas e serviços realizados pelo próprio Mast e pelo Observatório Nacional, com efeitos visuais e sonoros num aconchegante ambiente.
Logo depois, a dica é seguir para a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS para fazer uma imersão na história do fenômeno por meio de um conteúdo interativo que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes. São projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919. Outra mostra interativa na sede do MAST é As Estações do Ano: Terra em Movimento, que aborda temas como os ciclos das estações do ano, dos dias e das noites e das fases da Lua. O conteúdo é exibido por meio de diversos aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos e painéis, além de  contar com uma cenografia de céu.
Já a exposição Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar aborda o cinquentenário da chegada do Homem à Lua. A iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra é lembrada com variados trabalhos criados pelos jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. As obras contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.
No domingo (08), além das exposições, é dia de Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Classificação – Livre

SÁBADO 07/09 –Funcionamento do Museu: das 14h às 18h (horário de feriado)
Visita às exposições do Museu de Astronomia

DOMINGO 08/09 –Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições do Museu de Astronomia
Planetário Inflável – sessões às 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão
Tel.: 3514-5299 e 3514-5229

Sábado e domingo, dias 7 e 8 de setembro, das 14h às 18h
Gratuito

Evento encerrado. Roteirinho Carioca
Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Caixa de Brimquedos Mágicos – Teatro Fashion Mall *10 de março*

Sinopse –  uma emocionante jornada onde brinquedos esquecidos se unem para resgatar seus amigos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.