Home / Aconteceu / Fim de Semana no MAST *10 e 11 de agosto*

Fim de Semana no MAST *10 e 11 de agosto*

O Eclipse 5 - low - Divulgação MAST
Quem quiser comemorar o fim de semana dos pais curtindo momentos de lazer e conhecimento em um ambiente de interação e experimentação, não pode perder a programação deste sábado (10) e domingo (11) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São atividades gratuitas para que pais e filhos descubram as maravilhas do Universo e conheçam algumas curiosidades sobre os astros e estrelas que compõem o nosso céu.
A dica é chegar às 14h e conhecer o Centro de Visitantes, um espaço moderno e acolhedor que exibe um pouco da história do Museu de Astronomia e das atividades realizadas no Campus do MAST e do Observatório Nacional por meio de conteúdo interativo, projeções sobre os avanços da ciência surgidos a partir da observação do céu. Há, no Museu, exposições repletas de tecnologia e arte que exibem marcos históricos na área científica, como por exemplo a mostra O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes com a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol na efeméride que confirmou a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. A partir das 15h, haverá Visita Guiada para contar todos os detalhes desta expedição científica e mostrar como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar na cidade cearense.
Também é uma ótima oportunidade para conhecer as exposições que celebram os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual “Uma Visão Lunar”, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em  fotografias cedidas pela NASA em 1970. Outra mostra que comemora o cinquentenário da iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra é a mostra Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, com variados trabalhos criados pelos jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio  que contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.
A partir das 16h, é hora de levar o papai para a oficina AstroMania e fazer uma viagem pelo interior dos planetas do sistema solar. Com o tema Por Dentro dos Planetas, toda família vai participar de uma gincana para reunir peças escondidas pelo Museu que ajudam a desvendar o mistério escondido em cada planeta. No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.
Já no domingo, além das exposições, pais e filhos vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Classificação – Livre

Programação:
Sábado, 10/08 –Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Visita Mediada: O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS – 15h
AstroMania: Por Dentro dos Planetas – 16h (serão distribuídas 35 senhas para cada sessão, a partir das 15h30)
Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 – das 17h30 às 20h

Domingo, 11/08 –Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições do Museu de Astronomia
Planetário Inflável –15h,16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão
Tel: 3514-5299 e 3514-5229

Sábado e domingo, 10 e 11 de agosto, a partir das 14h (horários acima)
Gratuito

Evento encerrado. Roteirinho Carioca
Evento encerrado.
Roteirinho Carioca

Veja Também

A Caixa de Brimquedos Mágicos – Teatro Fashion Mall *10 de março*

Sinopse –  uma emocionante jornada onde brinquedos esquecidos se unem para resgatar seus amigos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.