Home / Aconteceu / Celebração do Aniversário de 28 anos do CCBB

Celebração do Aniversário de 28 anos do CCBB

CCBB RJ Outubro 2017 - AquaLoucos

A celebração do aniversário de 28 anos do CCBB começa no dia 11 de outubro às 9h com a abertura da exposição “O Corpo é a Casa”, do artista Erwin Wrum, que permanecerá 36 horas aberta ininterruptamente.
No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o CCBB promove uma maratona de atividades gratuitas e recebe toda a família com distribuição de pipoca e guaraná natural (das 14h às 17h), Oficina de Bola de Sabão Gigante, apresentação de Malabares, sessões de cinema, espetáculos, entre outras atividades do programa CCBB Educativo.

Classificação – Livre

Programação:
PROGRAMA EDUCATIVO
Cortejo Brincante – Gigantes da Lira – 12 de outubro, às 11h
O Cortejo Brincante é um circo em movimento e seu elenco é composto por palhaços, malabaristas, bailarinas, monociclistas, pernas de pau; que se apresentam com figurinos exuberantes, munidos dos estandartes do Gigantes da Lira. Acompanhado por uma bandinha acústica de sopros e batuques, composta por 8 músicos – 2 trompetes, 2 trombones, 1 saxofone, 1 tuba, 1 bumbo e 1 caixa – que toca repertório eclético e clássico infantil, não podendo faltar as preciosas cantigas de roda e marchinhas de carnaval, o Cortejo Brincante Gigantes da Lira agrega o público presente, que se integra à brincadeira do passeio com os artistas (Duração: 40 minutos).

Local: estacionamento

Música Encena exposição Erwin Wurm (estreia) – 12 de outubro, às 12h (Senhas distribuídas 1 hora antes de cada evento)
A ação educativa “Música Encena” mistura música e teatro mostrando o conteúdo da exposição de uma forma diferente do que se experiência nas galerias. Desta vez, a encenação contextualiza as obras do artista Erwin Wurm e sua produção contemporânea, pensando a relação com o corpo e o consumo.

Local: sala 18, 4º andar

Aqualoucos Gigantes – Gigantes da Lira – 12 de outubro, às 13h
Show cômico, lúdico e virtuoso de acrobacias circenses que se comunica com públicos de todas as idades. Os Aqualoucos do Gigantes da Lira apresentam possibilidades corporais de ultrapassar os limites físicos, ao som de uma trilha sonora circense e eletrizante que promete tirar o fôlego do público. Com humor afiado, os 6 acrobatas criam, com o corpo, figuras como a centopeia, a torre de Pizza, pontes, aviões e pirâmides, além dos surpreendentes saltos mortais (Duração: 40 minutos).
Local: foyer do cinema

Estante Mágica – 12 de outubro, das 10h às 17h
Toda criança pode se tornar um autor de verdade! Na oficina de livros da Estante Mágica, todos os pequenos participantes terão oportunidade de lançar mão da criatividade para escrever e ilustrar sua própria historia que será transformada em um livro digital. Cada oficina tem duração de 1h30, com capacidade de atendimento para 10 crianças por oficina.

Classificação indicativa: 8 a 12 anos

Local: Biblioteca infanto-juvenil, 5º andar

CINEMA
7º Festival Internacional Pequeno Cineasta – 12 de outubro, das 10h às 13h
Oficina Claquete – 10 vagas – gratuitas
Mostra de cinema com filmes realizados por crianças e jovens, além de oficina com três horas de duração, onde crianças entre 10 e 16 anos irão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena.  Contato com a Câmera / Entendimento da linguagem – estudo sobre planos / Função da Claquete / Conhecendo a equipe e suas funções / Exercícios sobre planos – filmagem e edição.

Sessão Especial Detetives do Prédio Azul (D.P.A.) – O Filme – 12 de Outubro, às 15h
Sessão de cinema com bate-papo com atores mirins que protagonizam o filme.

Sessão com exibição de dois episódios inéditos da série Detetives do Prédio Azul (D.P.A.) – 12 de outubro, às 18h (Senhas distribuídas 1 hora antes de cada evento)

Episódio 17 – O Cabeça de Cuia
Episódio 18 – A Feijoada da Sissi (part. Thiaguinho)

EXPOSIÇÃO
O Corpo é a Casa – Erwin Wurm – a partir de 11 de outubro, às 21h
Exposição reúne uma série de trabalhos do artista austríaco e discute o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais. Um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. Em suas obras, elementos inanimados ganham vida orgânica – uma residência obesa, um vaso sanitário magro, uma salsicha cheia de personalidade, um carro acima do peso. Curadoria: Marcello Dantas.

Destino: Casa (FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens) – 12 de outubro, das 9h às 21h
Exposição da artista mineira Lu Lessa Ventarola que por meio da repetição de signos e palavras, nos convida a percorrer um longo caminho para o autoconhecimento. Um encantamento que faz da linguagem visual um portal de acesso. Uma chave no tempo. Tudo a ver com o FIL. Helio Eichbauer assina a curadoria e faz o portal de apresentação de Lu Lessa, com muitas de suas obras, unindo assim seus caminhos artísticos.

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: 3808-2020

Quarta e quinta-feiras, dias 11 e 12 de outubro, conforme horário acima
Gratuito

Veja Também

Chegada de Papai Noel no Passeio Shopping cartaz

Abertura do Natal – Passeio Shopping

O Passeio Shopping preparou uma grande festa para abrir os festejos natalinos e a chegada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *