Home / Aconteceu / Festival Movimenta! – Praça do Cantão – Morro Santa Marta

Festival Movimenta! – Praça do Cantão – Morro Santa Marta

Divulgação2

O Festival Movimenta! irá integrar diversas formas de produção artística e cultural em um só evento, mostrando ao público todo o trabalho desenvolvido ao longo do último ano pelos alunos do projeto.
Entre as atrações estão o “Nosso Cantinho” onde serão expostos, em um formato de livre de expressão, todos os conteúdos gerados na EMS: desenhos, poesias, vídeo e fotos de apresentações e atividades.
A roda de conversas, batizada pelos alunos de “Papo Reto”, é umas das atividades mais esperadas do evento. Além dos próprios alunos, o bate papo contará com a participação da atriz Malu Mader e do diretor teatral Guti Fraga. Participarão também algumas lideranças comunitárias responsáveis por ecoar o nome da favela dentro e fora dela. Podemos citar Zé Mário (Presidente da Associação de Moradores) e Itamar (Grupo Eco); e os dirigentes de iniciativas sociais Rodrigo Belchior, Tiago Cosmos e seus respectivos grupos artísticos. Além de apresentações musicais, o festival vai contar também com atrações gastronômicas que ficarão sob a responsabilidade dos comerciantes locais.
Encantada com a Escola de Música do Spanta, a atriz Malu Mader convoca os cariocas a participarem do Festival Movimenta!
Atualmente, a Escola de Música atende mais de 80 alunos do Santa Marta e entorno da comunidade. O projeto oferece aulas de cavaquinho, violão, guitarra, flauta doce, flauta transversa, trombone, trompete, percussão, bateria de escola de samba, teoria musical, canto e coral, artes cênicas e práticas em conjunto. Atividades experimentais de audiovisual, comunicação social, cenografia e figurino, produção e design gráfico também fazem parte do currículo.
Voltado para jovens em vulnerabilidade social, o projeto utiliza a música como instrumento de inclusão para o empoderamento de crianças e adolescentes de sua comunidade. Humanização das relações, autoestima, acesso à cultura e à cidadania são alguns dos benefícios deste projeto que enfrenta uma cidade, um estado e um país deficientes em políticas sociais.
Para compor a formação musical dos alunos, são propostas aulas de coach vocacional, rodas reflexivas, acompanhamento escolar, workshop com profissionais de diversas áreas, eventos culturais promovidos pela própria escola, visita a espaços culturais e intercâmbio com instituições de ensino (colégios particulares, faculdades e outros projetos sociais).
O acompanhamento junto às famílias é essencial para que os objetivos sejam conquistados. A cada três meses é realizada uma reunião com os pais e responsáveis dos alunos para compartilhamento de todos os conteúdos e avaliação do que já foi trabalhado.

Classificação – Livre

Praça do Cantão – Morro Santa Marta

Sábado, 16 de setembro, das 12h às 18h
Gratuito

Veja Também

Chegada de Papai Noel no Passeio Shopping cartaz

Abertura do Natal – Passeio Shopping

O Passeio Shopping preparou uma grande festa para abrir os festejos natalinos e a chegada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *