Home / Aconteceu / EXPOSIÇÃO ITINERANTE “ENERGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA”

EXPOSIÇÃO ITINERANTE “ENERGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA”

Linha do tempo e gerador de sotaque_media

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro na 18ª Bienal Internacional do Livro, que começa no próximo dia 31, no Riocentro. Uma instalação audiovisual vai recriar a experiência-símbolo do Museu: a Praça da Língua, espécie de “planetário do idioma” que homenageia a língua escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.
A experiência, em um cubo de 6mx5m, recupera extratos do áudio original do Museu da Língua Portuguesa, criado com curadoria de Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik. São trechos clássicos da poesia, prosa e música produzidas em língua portuguesa – de Carlos Drummond de Andrade a Dorival Caymmi, passando por Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues e Lamartine Babo –, interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.
Seguindo o espírito que consagrou o Museu da Língua Portuguesa, as ações na Bienal reúnem tecnologia, literatura e interação com os diversos públicos, para celebrar esse idioma falado em nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste). O Museu está
sendo reconstruído em São Paulo, depois do incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.
O Museu da Língua Portuguesa na 18ª Bienal Internacional do Livro Rio é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, da EDP e do Grupo Globo.
O espaço também vai promover atividades educativas que celebram a língua portuguesa, em três eixos: suas origens e seus usos diversos, que fazem dos falantes também “autores” do idioma; as palavras como elementos visuais, a partir do idioma escrito; e a língua que se torna literatura. A programação educativa foi desenvolvida em parceria com a curadora do espaço infantil da Bienal do Livro, Daniela Chindler.

Exposição itinerante na Praça Mauá A  Língua Portuguesa também será celebrada na Praça Mauá, com a exposição
itinerante ‘A Energia da Língua Portuguesa’, promovida pela EDP Brasil, patrocinadora Máster do Museu da Língua Portuguesa.  Entre os dias 7 e 10 de setembro, com entrada gratuita, o caminhão que abriga a exposição sobre rodas ficará aberto ao público, que poderá mergulhar na cultura dos países que falam a língua portuguesa e conhecer mais
sobre o idioma.
O espaço, que conta também com lounge para atividades externas, propõe atividades como o visor de 360º graus, com curiosidades de países que falam português, jogo de soletrar para testar os conhecimentos da língua, gerador de sotaques em que o visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher – Portugal ou outros estados
do Brasil – e compartilhar nas redes sociais, curiosidades sobre expressões populares.
A largada da exposição foi no Parque Ibirapuera, em São Paulo, em julho. O caminhão também esteve na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), e em três cidades do Espírito Santo.

Classificação – Livre

Praça Mauá

De quinta-feira (feriado) a domingo, das 10h às 19h
Gratuito
De 7 a 10 de setembro

Veja Também

Chegada de Papai Noel no Passeio Shopping cartaz

Abertura do Natal – Passeio Shopping

O Passeio Shopping preparou uma grande festa para abrir os festejos natalinos e a chegada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *