Home / Sem categoria / Parque Musical – Parque das Ruínas

Parque Musical – Parque das Ruínas

26_Parque Musical_Crédito Eny Miranda

O Parque Musical é uma área de lazer que contempla a prática musical de forma lúdica e integrada com a arquitetura da cidade. Instalado no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, o Parque Musical é um playground sonoro, interativo e acessível a todos os públicos. O espaço de 32 metros quadrados abriga seis instrumentos de percussão inventados e produzidos pelo músico, criador e construtor de instrumentos mineiro Leandro César.
Inédito no Rio, o formato do Parque Musical é popular em países da Europa e nos Estados Unidos. Assim como as academias de ginástica ao ar livre – projeto bem-sucedido em muitas cidades brasileiras –, o Parque vai proporcionar aos cariocas e turistas uma atividade gratuita a céu aberto.
No Parque das Ruínas, o local escolhido para receber o Parque Musical foi a área da varanda, com vista privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara. O espaço criado pela cenógrafa Natália Lana abriga as peças desenvolvidas pelo músico, criador e construtor de instrumentos Leandro César em seu ateliê, em Belo Horizonte. Como o Parque Musical fica totalmente ao ar livre – sendo exposto as mudanças climáticas, como sol, chuva, vento; além da maresia e do desgaste pela manipulação dos objetos – foi preciso considerar todos esses aspectos na concepção das peças.
Os seis instrumentos foram desenhados de forma que fossem funcionais e, ao mesmo tempo, tivessem um apelo visual. As peças lembram árvores e flores de um jardim. O Parque Musical reúne atabaques, campanas, metalofones, vibrafone e O projeto Parque Musical integra a plataforma Vivo Transforma, criada pela empresa em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas essencialmente à música.

Classificação – Livre

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Tel.: 2215-0621

De terça-feira a domingo, das 8h às 18h
Gratuito

Veja Também

moleque-mateiro

Moleque Mateiro

  A filosofia mateira é aprender com a natureza. Nas trilhas procura-se unir teoria e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *