Home / Passeios & Turismo / Forte de Copacabana

Forte de Copacabana

forte de copacabana

Em 1763, a transferência da Capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.
Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. O Forte foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca.
Sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas voltadas para o mar, de 12m de espessura, acolhe os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm) assentados em cúpulas encoraçadas e giratórias. Vinda de laguna, Santa Catarina, a 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, instalou-se no Forte iniciando a História da, á época, mais moderna praça de guerra da América Latina.
O Forte foi palco do mais dramático acontecimento do Movimento Tenentista, a “Epopeia dos 18 do Forte”, ocorrida em 05 de julho de 1922.
O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana oferece para seus visitantes, de terça a domingo, uma visita mediada por guias formados no próprio Museu, de terça a sexta, nos horários das 10h e 13h; sábados e domingos nos horários das 12h e 14h.

Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco, n. 1 – Posto 6 – Copacabana
Tel.: 2287-3781

Diariamente, das 10h às 18h

Veja Também

Bosque da Barra

Bosque da Barra

O Parque Natural Municipal Bosque da Barra, conta com várias atividades: – 2km de alamedas …

2 comentários

  1. Linda iniciativa. parabens! turismo se faz com preservação e educação historica!

  2. Sou carioca e adoro visitar o Forte. Pena que muitos cariocas não o conheçam…não sabem o que estão perdendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *